Por que Brasília tem o formato de um avião?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Esse modelo seria o mais viável para a cidade por poder transportar água para as residências, partindo do ponto mais alto, e captar o esgoto no ponto mais baixo. Por isso, um dos eixos dessa cruz — o Norte-Sul — seria arqueado e lembraria um pássaro ou avião.

Os quatro grandes nomes da construção de Brasília foram, portanto, o do presidente Juscelino Kubitschek; o do diretor da Novacap, Israel Pinheiro; o do arquiteto do projeto, Oscar Niemeyer; e o do urbanista Lúcio Costa. Por três anos, trabalhadores de todo o Brasil foram para Brasília para participar da sua construção.

E as esquinas? Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas.

São percorridos 68 km em apenas 25 minutos! Partindo do aeroporto de Guarulhos, um voo da Latam para Rio Branco (AC) é considerado o mais longo da empresa aérea. Ao todo, são 4 horas de viagem para os passageiros que embarcam neste voo. A distância que liga o terminal paulista à capital acreana é de 3.150 km.

O voo mais longo internacional saindo do Brasil liga SP a Dubai. São 14h10 para 12.218 km com a Emirates. O 2º lugar também parte de SP, mas com destino ao Catar com a Qatar Airways.

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de definir Brasília. A única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco é peculiar sob todos os aspectos.

O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Quando Brasília começou a ser construída, em outubro de 1956, o Planalto Central já era ocupado por dois núcleos urbanos que davam ares interioranos à região onde seria erguida a capital modernista do país. O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada.

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Médicos, geólogos e botânicos compunham a equipe que fez um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade.

Atualmente, o sistema do DF conta com 463 semáforos, com média 25 anos. Desses, mais da metade está distribuída por Brasília (275), e o restante, por 16 regiões administrativas (188).

A questão não é porque Brasília não tem bairro, mas sim a nomenclatura destes. Os bairros são mais conhecidos como Setores, por uma única questão de cultura. O Distrito Federal, como falamos, é muito diverso e apresenta uma estrutura completamente diferente dos outros Estados do país.

Tóquio - 24 horas de vôo. Confira algumas dicas para fazer sua viagem a Tóquio. O percurso, de 24 horas ou mais no avião, pode cansar, e na chegada, tome cuidado com os gastos.

Perguntas frequentes - Reservando voos para a China
Um voo direto do Brasil para a China leva em média 37h 48m, cobrindo uma distância de 17715 km.

Quantas horas de voo para os Estados Unidos? Voos diretos entre Brasil e Estados Unidos têm uma duração média de 8 a 14 horas.

O avião seria capaz de atravessar o oceano Atlântico em três horas e 15 minutos, em um trajeto de Londres a Nova York. Ele pode viajar com velocidade de até 2.715 km/h e oferece 55 lugares para passageiros.