Por que Brasília não tem sotaque?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Depende se há uma migração muito grande pra essa cidade, de como é o contato entre as pessoas. Nós estamos vendo aqui no Distrito Federal seis décadas e estamos percebendo que agora, a partir da segunda geração, nós podemos dizer que Brasília já tem o seu modo de falar, seu sotaque”, esclarece Rosineide.

Forma de falar
O brasiliense não costuma carregar a pronúncia do “R” nem do “S”. Com as vogais, também há diferenças para outras regiões do país. Aqui, não se puxa o “A” na palavra verdade, por exemplo.

português brasileiro

O dialeto brasiliense, ou candango, é um dialeto do português brasileiro, que tem como região geográfica falante a cidade de Brasília e também a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

Médicos, geólogos e botânicos compunham a equipe que fez um levantamento sobre a topografia, o clima, a geologia, a flora, a fauna e os recursos materiais da região. A área ficou conhecida como Quadrilátero Cruls, a primeira versão do “quadradinho”, como todo brasiliense chama o mapa da cidade.

1. Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. Veio da mistura da maneira de falar dos índios e dos portugueses, que chegaram à região entre os séculos 16 e 17.

mineirês

O 'mineirês', com forte influência de referências rurais, é também o sotaque mais cativante, superando o baiano e o falar marcante do cearense. Para os autores do estudo, as diferentes pronúncias regionais chamam a atenção dos outros brasileiros e evidenciam o charme da língua portuguesa.

Cadência, entonação e ritmo. Apesar de ser fácil de identificá-lo, perder um sotaque pode ser algo realmente difícil de fazer. “Para começar, é preciso esclarecer que você não perde, mas troca um pelo outro”, explica o linguista Márcio Renato Guimarães, da Universidade Federal do Paraná.

Brasília {nome próprio}
Brasilia {n.p.}

Qual é o nome dado para quem nasce na capital do Brasil? É bastante comum algumas pessoas utilizarem o gentílico de 'candango' para se referir a quem nasceu na cidade, mas o oficial mesmo é a expressão 'brasiliense'.

O sotaque nordestino se originou dessa influência portuguesa, juntamente com a influência francesa depois de alguns anos. Com o tamanho e pluralidade do Brasil, é natural que pessoas das regiões sul e sudeste desconheçam esses termos.

A título de curiosidade, algumas pessoas usam a sigla BSB para ser uma abreviação a expressão: 'é bom saber'.

É o busão, o bus ou, para os menos íntimos, o ônibus.

Brasília é a capital federal do Brasil e é uma das maiores cidades do país.

Aqueles considerados suspeitos (ou "pebas", conforme a linguagem própria dos policiais militares) são, em geral, jovens, do sexo masculino e que circulam em locais periféricos do ponto de vista urbanístico, especialmente à noite, vestindo traje típico dos jovens desses locais, vestimenta cunhada como "kit peba".

Bandido, malandro, pessoa de má índole. A polícia prendeu o peba que roubou a casa da Sandra.

Conhecendo as siglas de Brasília
SQS/SQN/SQSW/SQNW – Super Quadra Sul, Norte, Sudoeste, Noroeste. CLS/CLN/CLSW/CLNW – Comércio Local Sul, Norte, Sudoeste, Noroeste. SCS/SCN – Setor Comercial Sul, Norte.

Sim, elas realmente não existem, mas a explicação é simples: Brasília é formada por quadras, não ruas. Isso não impede que a cidade tenha vários “cantinhos”, como as tradicionais esquinas. Saber que a capital segue uma lógica numérica e geográfica é o ponto de partida para entendê-la.

Entenda por que Brasília tem formato de avião
Esse modelo seria o mais viável para a cidade por poder transportar água para as residências, partindo do ponto mais alto, e captar o esgoto no ponto mais baixo. Por isso, um dos eixos dessa cruz — o Norte-Sul — seria arqueado e lembraria um pássaro ou avião.

Os endereços de Brasília podem parecer confusos a princípio. Mas a cidade foi projetada para oferecer facilidade aos moradores, e o plano piloto baseou as nomenclaturas nas coordenadas cartesianas. Conheça essa lógica e entenda os endereços para não ficar perdido na cidade.

O carioca não é apenas o sotaque oficial do Brasil mas também é o mais inconfundível do Brasil, é o que diz uma pesquisa da Preply, plataforma de ensino de idiomas que procurou entender quais os sotaques favoritos da população.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”