Por que Brasília é a cidade mais importante do Brasil?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 19 votos

Possui grande importância política, pois abriga a sede do Governo Federal. Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.

Brasília
Os planos de construção da cidade são antigos e já remetem à época do Brasil Colonial. A ideia, por volta de 1761, era a de construir uma cidade para ser a sede do governo que ficasse longe do litoral e, portanto, menos susceptível a invasões como era o caso das cidades de Salvador e Rio de Janeiro.

A região se consolidou como um importante centro político do Brasil, além de proporcionar a ocupação do território por meio da migração de populações de outras regiões do país. O Distrito Federal é a menor dentre as 27 unidades federativas do Brasil, sendo constituído por 33 regiões administrativas.

Brasília. A capital do país conta com 7 operadoras de fibra óptica, uma excelente conexão banda larga, cobertura 4G para 99,6% da população, 3 polos tecnológicos, cadastro imobiliário informatizado e um sistema de iluminação inteligente.

Curiosidades sobre Brasília: Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 à meia-noie sem ainda estar completamente pronta. A capital foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. Brasília tem a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados.

brasília tem o papel importante pois la que são discutidas leis ou qualquer tipo de solicitação nacional.

O Distrito Federal é uma das 27 unidades de federação do Brasil. Está situado na região Centro-Oeste, fazendo divisa com os estados de Goiás e, em uma estreita faixa, com Minas Gerais, a sudeste. Sua área territorial é de pouco mais de 5,76 mil km², a menor unidade em extensão do Brasil.

O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.

A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, é considerada um marco na história brasileira, tão importante quanto a Independência (1822) ou a Proclamação da República (1889). A criação da capital promoveu o desenvolvimento do interior do país e concentrou o poder político longe dos principais centros urbanos.

O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

Segundo Sérgio Jatobá, gerente de Estudos Urbanos da Codeplan, o crescimento ocorre porque a capital federal amplia o espaço urbano em duas frentes. “É a área metropolitana mais fragmentada do País, o que permite um adensamento. Ao mesmo tempo, há um aumento horizontal.”

O Distrito Federal tem uma estrutura política diferente das demais unidades federativas do país. Há um governador e uma Câmara Legislativa com 24 deputados distritais, mas não há prefeito. O território é dividido em 31 regiões administrativas.

A cidade, comumente referida como "Capital Federal" ou "BSB", é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido ao seu conjunto arquitetônico e urbanístico e possui a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.

A cidade mais importante de um estado é a capital.

O Plano Piloto não existiria sem as cidades-satélites, onde reside a maior parte dos trabalhadores, um contingente de pedreiros, motoristas, auxiliares de escritórios, serventes, encarregados de segurança, balconistas, etc. Brasília, dessa forma, é uma só cidade, do Plano Piloto às cidades-satélites.

Resposta: É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Curiosidades de Brasília

  • Brasília é detentora da maior área tombada do mundo.
  • Brasília abriga o mais antigo cine drive-in do país em funcionamento.
  • Brasília tem o maior parque urbano do mundo.
  • Brasília tem a mais alta bandeira hasteada do mundo.

A vastidão de áreas verdes e parques ao ar livre. A infraestrutura moderna e de qualidade, com diversas opções de comércios e serviços, além de algumas opções de qualidade oferecidas pela cidade, como centros de saúde de ponta e escolas / faculdades reconhecidas nacionalmente.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

De acordo com o censo daquele ano, esses 256 primeiros migrantes procediam, na maioria, do Norte e do Nordeste do país. Eram os primeiros “candangos”, como ficaram conhecidos aqueles trabalhadores pioneiros, que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e novas oportunidades.

Sem dúvida, o Distrito Federal, na nova feição constitucional, é uma unidade da Federação, conquanto sofra algumas restrições que lhe não fere absolutamente as características de Estado e de Município, desenhadas pela Carta. É um Estado e também um Município. Daí a natureza singular, híbrida.