Por que bloquear o celular?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Por isso, saber como bloquear o celular roubado é uma necessidade. Em poder do aparelho alheio, os criminosos têm acesso aos aplicativos da vítima e com isso, podem provocar inúmeros danos como utilizar o Pix para fazer pagamentos para eles próprios ou solicitar empréstimo no nome do titular da conta telefônica.

Bloqueie a tela. O bloqueio da tela principal do aparelho por senha numérica combinado à biometria (facial ou digital) é a primeira camada de segurança que o usuário deve criar em seu smartphone. O tempo de bloqueio também é fundamental.

Ao bloquear o chip de um celular roubado, você impede que sua linha seja utilizada por terceiros e evita golpes. Após o procedimento, seu número fica impossibilitado de fazer ou receber ligações, trocar mensagens ou acessar internet móvel.

Em linhas gerais, os créditos de celular precisam ser utilizados em um período entre 30 e 180 dias. Após esse período, o saldo é bloqueado até que o cliente faça uma nova recarga. Depois de um certo tempo, que varia de operadora para operadora, a linha é cancelada e o número é liberado para outro usuário.

“A possibilidade de suspensão dos serviços de telefonia está limitada às situações de inadimplência direta do pagamento pelos próprios serviços. Ninguém tem o direito de promover um bloqueio dessa natureza aos seus devedores.

O desbloqueio do smartphone nada mais é, do que ele não estar atrelado a nenhuma operadora, ou seja, você tem a liberdade de escolher a operadora de celular que mais se adequa às suas necessidades.

Os sinais de que seu o número foi bloqueado por um contato

  1. 1º sinal: você recebe mensagens incomuns por seguidamente. Se você ligou para um número e recebeu como mensagem “esse número está indisponível” ou “temporariamente fora de serviço”, desconfie. ...
  2. 2º sinal: telefone não chama. ...
  3. 3º sinal: telefone sempre ocupado.

Um IMEI impedido significa que o aparelho está cadastrado na lista de bloqueios da Anatel e, por isso, fica impossibilitado de conseguir sinal das operadoras em todo o território nacional. Sendo assim, não dá para fazer ligações, trocar SMS ou acessar internet móvel via 2G, 3G, 4G ou 5G.

Bloqueio de celular com biometria
“Os meios de bloqueio de celular ou computadores mais seguros são os mais complexos. Nesse contexto, o desbloqueio por biometria é atualmente um dos meios mais seguros e mais difíceis de se burlar”, afirma o especialista da PROTESTE.

Acesse o site Encontre Meu Dispositivo do Google e selecione o seu celular; Caso ele apareça ativo, clique em “Proteger Dispositivo” para bloqueá-lo e confirme as informações; Caso a recuperação seja impossível (furto ou roubo, por exemplo), clique em “Limpar Dispositivo” após protegê-lo e confirme as informações.

Bloqueio do WhatsApp após bloqueio do chip
Isso inclui qualquer as armazenadas no WhatsApp. O procedimento adequado é utilizar um recurso como o Encontre meu dispositivo do Google (no caso de Android) ou o Find my iPhone, da Apple, para ativar um bloqueio e/ou apagar todas as informações armazenadas.

Somente o titular ou usuário da linha poderá solicitar o bloqueio mediante validação.

Quando o chip é desativado, o cliente não consegue mais acessar as funções da operadora, como fazer ou receber ligações e SMS, além de não poder utilizar a rede móvel, ficando sem internet se não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Se não for possível desbloquear o smartphone, será necessário limpá-lo. Em seguida, você poderá configurá-lo novamente e definir um novo bloqueio de tela. Se você não conseguir fazer login na sua Conta do Google, saiba como recuperar sua conta.