Por que Bem-vindo tem hífen?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A palavra “bem-vindo” leva hífen. A expressão “bem-vindo” é ligada por hífen. Esse é um típico caso de palavra formada por justaposição, ou seja, pela junção de duas palavras (ou de dois radicais) diferentes para formar uma terceira palavra. No caso de “bem-vindo”, essa junção ocorre pelo uso do hífen.

A forma correta de escrita é: Seja bem-vinda! A palavra bem-vinda se refere a uma saudação de boas-vindas e indica que alguém é, foi ou será sempre bem recebida: Seja bem-vinda a esta cidade.

Assim como em bem-vindo, a forma correta de escrever essa saudação é "boas-vindas", com hífen. Antes da mudança ortográfica, "boas-vindas" já utilizava hífen em sua grafia e isso não foi alterado.

Por exemplo: ao invés de usar “seja bem-vindo”, use “nossas boas-vindas” ou simplesmente “boas vindas”.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

¡bienvenido!
(Nada de traduções automáticas!)

bem-vindo {substantivo}
welcome {subst.}

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), elaborado pela Academia Brasileira de Letras, aceita somente a grafia bem-vindo, com hífen e separado. As grafias sem o hífen (bem vindo) e sem separação das palavras (benvindo) não existem! Ex: seja muito bem-vindo! Sinta-se em casa.

O termo “bem-vindo” é um adjetivo. Portanto, é usado para qualificar um substantivo. “Bem-vindo” indica que algo ou alguém é esperado ou recebido com satisfação, sendo querido ou almejado.

Sim, deve haver vírgula após "Bem-vindo(a)" para isolar o vocativo, o termo da oração que indica a quem se dirige a mensagem. Exemplo: "Bem-vindo, Gabriel, fique à vontade." No entanto, o uso da vírgula só ocorre devido à presença do vocativo. Se não houver vocativo, NÃO use a vírgula.

A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

Bem recebido; que foi acolhido com contentamento e satisfação.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino. Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.

Como usar a linguagem neutra?

  1. Substitua o final de pronomes por 'u' ou 'ile' No lugar de “ele” ou “ela”, utilize “elu” ou “ile”. ...
  2. Use 'e' no final de palavras que terminam com 'a' ou 'o' ...
  3. Utilize 'ie' nas palavras em que o 'e' sinaliza o masculino. ...
  4. Troque 'ão' e 'ã' por 'ane'

Use “Senhore” em vez de “Senhor”, Senhora” e “Senhorita”

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.