Por que beber água antes de tomar banho?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Um copo de água antes de tomar banho ajuda a reduzir a pressão arterial. Um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames, cãibra noturna na pernas (coxas e panturrilhas) pois os músculos da perna estão procurando hidratação quando acontecem as cãibras.

O líquido dilui os sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos. Portanto, sintomas como indigestão, distensão abdominal e queimação podem ocorrer quando optamos por beber durante as refeições”, afirma Ariane Gabriel, nutricionista da Santa Casa de São José dos Campos (SP).

- Existe ainda um fator cultural importante de beber junto às refeições e esse é um hábito difícil de ser substituído, mas respeitar um intervalo mínimo de 30 minutos antes ou após a refeição e reduzir gradativamente o volume total para um copo (200 ml) é uma boa dica para a mudança desse comportamento alimentar.

Para a maioria dos habitantes dos chamados países desenvolvidos, tomar banho já é um ritual tão enraizado no quotidiano que poucos serão aqueles que param para pensar nas suas verdadeiras implicações.

“Não tomar banho leva ao acúmulo de oleosidade, células mortas e poluição, agravando o envelhecimento cutâneo. Além de aumentar o risco de micoses e infecções bacterianas. O banho diário deve ser estimulado”, complementa.

Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia. Esse termo refere-se à baixa concentração de sódio em nosso sangue.

Algumas pessoas acreditam que para evitar esse problema, é preciso tomar um copo de água ao acordar, mas não existem evidências mostrando que a reidratação só traz benefícios para a cognição quando bebemos água só pela manhã. A desidratação não faz bem para o corpo e ela pode ser revertida com o consumo de líquidos.

Fique Bem

  1. Invista em uma garrafa de água. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Beba água ao acordar e ao se deitar. ...
  4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água. ...
  5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão. ...
  6. Faça água aromatizada. ...
  7. Tenha lembretes.

Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Um abraço!

Se você já se perguntou se é normal tomar água e urinar em seguida, saiba que sim, é perfeitamente normal.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo.

São 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg são aconselháveis 3,5 litros diários.

Existe um limite para tudo, inclusive para a ingestão de água, mas ele é praticamente impossível de ser alcançado. Seriam necessários 15 litros de líquido ao dia para sobrecarregar um rim saudável.

Para não acordar durante a madrugada com sede, é fundamental se hidratar de maneira adequada durante o dia. O exagero no consumo de água ou de outros líquidos à noite pode provocar uma vontade de ir ao banheiro, interrompendo o sono.