Por que bebê que toma fórmula não pode tomar água?

Perguntado por: vescobar9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

A introdução de água para bebês que mamam exclusivamente leite materno só deve ser feita após os seis meses, com a entrada de outros alimentos na dieta. Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura.

Mesmo em uso de fórmula de forma exclusiva ou complementando o leite materno, não há necessidade de água. Abraço.

Uma criança alimentada exclusivamente por leite materno não necessita de água e isso porque o leite materno já contém água e pode satisfazer plenamente as necessidades de hidratação do bebê. A maioria dos pediatras orienta que até os seis meses de vida não deve ser oferecida água ao bebê ou qualquer outro líquido.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

Ao introduzir-se a mamadeira em casos como estes, de fato o bebê se alimenta melhor, mas não porque o leite materno não era “suficiente”, e sim porque o leite sai mais rapidamente pela mamadeira e, com isto, o bebê se alimenta de maior quantidade em menos tempo, o que o ajuda a prolongar seu sono, dia e noite.

Água para o bebê: até aos 6 meses de idade
A necessidade média diária de água para o bebê saudável, até aos 6 meses de idade, é de cerca de 700 ml.

Quantas vezes devo dar mamadeira? O bebê pode solicitar o peito ou a mamadeira com um intervalo de uma a três horas. A partir do primeiro mês de vida, os horários se tornam mais regulares e ele tem fome, em média, a cada três horas durante o dia e a cada quatro horas de madrugada.

NÃO!! As formulas devem ser preparadas e utilizadas imediatamente. A agua utilizada deve ser filtrada e fervida antes do uso no preparo. Tenha cuidado com os frascos ou recipientes, e com a agua utilizados para o preparo a fim de evitar contaminação.

Caixa de Informações Chave: 1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses.

Volume de refeições lácteas por faixa etária/dia no primeiro ano de vida idade: 0–1mês – 60 a 120 ml; 1–2 meses – 120 a 150 ml; 2–3 meses – 150 a 180 mL; 4–6 meses – 180 a 200 ml(3).

Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura.

Já o bebê que se alimenta exclusivamente de leite materno até os 6 meses, não precisa beber água, pois o leite fornece a quantidade de água necessária para hidratar o bebê. Além disso, dar água para o bebê com menos de 6 meses que tem aleitamento exclusivo, pode aumentar o risco de diarreias ou vômitos.

O indicado é aproximadamente 100 ml água por quilo da criança, o que gira em torno de 800 ml. Lembrando que, no volume recomendado, consideramos o leite materno ou a fórmula láctea, e também alimentos que possuem água em sua composição.

SINAIS DE SEDE

  1. Rosáceas na zona das bochechas do bebé;
  2. Suor;
  3. Maior irritabilidade.

Para dar o chá de camomila para o bebê, deve-se ter cuidado com a temperatura, e utilizar de 2 a 3 sachês de chá para 500ml de água. Mas o mais indicado para o bebê é sempre a planta natural. O chá também não é recomendado antes dos 6 meses de vida. Fale com o pediatra antes de introduzir o chá na dieta do bebê.

dar água apartir dos 6 mês.

Crianças pequenas que tomam mamadeira deitadas correm maior risco de ter infecção no ouvido. O E+ falou com um especialista para entender porque uma atividade tão corriqueira como dar a mamadeira para um filho pode aumentar a incidência das otites - e porque mamar no peito não apresenta o mesmo risco.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.