Por que batata não é saudável?

Perguntado por: umuniz2 . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

E as batatas são relativamente ricas em carboidratos e calorias em comparação com outros vegetais, algo que vale a pena lembrar para que não se cometa excessos.

Adicionalmente, a batata é boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6 (Tabela 2). Dentre os alimentos energéticos, a batata é o mais rico em niacina. A batata ainda é uma razoável fonte de ferro, bem como de fósforo e magnésio e ótima fonte de potássio.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.

Fique atento à cor da batata. Se estiver esverdeada, não a consuma. A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila.

A batata doce tem uma vantagem quanto ao betacaroteno (quanto mais alaranjada, mais possui). Por ser rico em antioxidantes, contribui para a redução do desenvolvimento de doenças crônicas. Já a batata-inglesa possui vantagem quanto à proteína – possuindo cerca de 2 gramas a mais do que a doce.

Mas, comer batatas de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação de variar os vegetais do cardápio ao longo das refeições também serve para garantir mais variedade de nutrientes no dia a dia.

Já quando comparamos o arroz branco com a batata inglesa, o arroz possui mais carboidratos e calorias. Esse fato faz com que a batata tenha uma maior vantagem quando pensamos em saciedade e emagrecimento.

Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes.

Em uma refeição pós-treino, a batata inglesa é uma ótima escolha, ainda mais se for amassada ou cozida no vapor. Vale lembrar que os dois alimentos devem fazer parte de uma dieta saudável.

Sobretudo em dietas de emagrecimento, a batata é uma ótima pedida já que apresenta menos calorias e carboidratos e mais fibras em comparação com o arroz. Assim, você consegue consumir um volume maior do alimento e se sentir mais saciado. Além disso, também é importante escolher um método de preparo adequado.

Ainda assim, é melhor evitar. Salgados, batatas fritas, pastéis, mesmo se forem fritos em óleos vegetais, favorecem o aumento nas taxas do colesterol ruim.

Segundo estudo, macarrão é melhor para os níveis de glicose no sangue pós-refeição do que pão ou batata.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

É possível utilizar legumes como a couve-flor ou brócolis em substituição ao arroz nas refeições. A textura desses vegetais depois de triturados em um processador lembra bastante o cereal.

A coloração verde e o sabor amargo que as batatas ocasionalmente desenvolvem podem indicar a presença de uma toxina. Por isso, não é recomendável consumi-las quando estiverem assim. “Esse pigmento verde se chama clorofila e não representa um risco em si.

Batatas cozidas são o segredo
— Quando nós separamos as batatas cozidas das fritas ou do purê, percebemos que as primeiras não estão associadas ao risco de desenvolvimento de diabetes. Na verdade, elas não têm nenhum efeito sobre a doença — afirmou Pratik Pokharel, um dos pesquisadores do estudo.

Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo – todos elementos muito presentes na batata – fortalecem os ossos e impedem que eles fiquem quebradiços. São salutares para a terceira idade. O potássio presente na batata também equilibra a pressão arterial e combate a hipertensão.

Açúcar Há 1,6 g de açúcar em uma batata inglesa versus 5,5 g de açúcar em uma batata doce.

ovo: alimento que contém altos teores de albumina, substância relacionada à recuperação muscular pós-treino; batata-doce: fonte de carboidrato complexo com baixo índice glicêmico, sendo muito benéfica no pré-treino porque fornece energia para o exercício e evita a fadiga.