Por que atraio pessoas tóxicas?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Por que atraímos pessoas tóxicas? Muitas vezes o que nos incomoda no outro é um reflexo do nosso espelho. E o outro vem para nos mostrar o que dói em nós mesmas, mas não temos coragem de admitir, porque é mais fácil olhar e julgar o outro do que aceitar as nossas sombras.

Algumas mudanças de pensamento podem te ajudar muito na prevenção desse tipo de gente: Você NÃO precisa de ninguém para dar sentido a SUA vida. Nenhuma pessoa tem o dever de te fazer feliz, essa missão é sua. Aprenda a curtir a própria companhia, ela é ótima e muito melhor do que ficar ao lado de quem não presta.

sociopsicopata

O sociopsicopata. Esta é uma das personalidades mais perigosas. Nos encontramos diante de pessoas impulsivas, que não estabelecem limites afetivos e não sentem remorso quando causam mal aos demais. São pessoas ambiciosas que alcançam seus objetivos sem se importar em destruir pessoas pelo caminho.

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

Pede e não dá
Sente-se acima de todo questionamento, já que se considera uma pessoa adorável e generosa. A maioria de suas conversas gira em torno de suas necessidades e das obrigações da parceira, mas se mostra furioso se algo lhe é exigido, mesmo que sejam suas obrigações.

Isso pode acontecer por conta de crenças limitantes que o indivíduo carrega, por baixa autoestima ou até mesmo pelo hábito da autossabotagem.

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

Aquele que tem habilidade para dar apoio aos outros e está sempre à disposição, pode acabar “atraindo” muitas pessoas que passam por momentos difíceis. Essas pessoas buscam alguém para desabafar e “reclamar” sobre os seus problemas, encontrando naquele conselheiro a ajuda e dedicação que elas gostariam.

Uma estratégia para não cair neste erro tão comum pelo qual atraímos aquilo que queremos evitar é mudar a nossa perspectiva. Mudar o ponto de referência e guiar os nossos pensamentos de maneira consciente, escolhendo nós próprios (e não eles por inércia) o lugar em que os deixaremos livres.

Elas têm a capacidade de manipular os outros, limitar suas ações e seu desenvolvimento pessoal, além de causarem, continuamente, emoções nocivas. Pessoas com essas características também tendem a criar complexidade desnecessária e dramatizam situações para se sobressaírem em relação às outras com quem convivem.

Quando as pessoas tóxicas não conseguem manipular você, elas tentarão manipular como as pessoas enxergam você, mentindo, difamando e caluniando!

  1. 4 dicas para se proteger de pessoas tóxicas! ...
  2. Identifique como são as pessoas tóxicas. ...
  3. Reconheça os principais perfis. ...
  4. Saiba como se proteger de pessoas negativas. ...
  5. Procure modificar possíveis padrões de comportamento tóxico em si mesmo.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Comportamentos tóxicos são aqueles que causam mal a nós mesmos ou a terceiros, e estes comportamentos são venenosos no ponto que podem minar relações e fazer com que percamos oportunidades no trabalho, por exemplo.

Advogado (INFJ)
É a considerada personalidade mais rara, já que representa menos de 1% da população mundial.

O desequilíbrio emocional pode ter uma causa específica, como a sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar. É frequentemente causado por diferentes fatores acumulados, que geram estresse e levam ao descontrole.