Por que às vezes você toma choque quando encosta no registro do chuveiro?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 16 votos

Por que o chuveiro dá choque? No momento que abrimos o registro, a resistência elétrica dentro do chuveiro recebe uma tensão elétrica. A corrente elétrica passa pela resistência do chuveiro e esquenta a água.

O tratamento do choque circulatório dependerá do tipo de choque sofrido pelo paciente. Em alguns casos, o paciente é tratado com reposição vigorosa de líquidos e por vezes é necessário que o médico, a partir de sua experiência e das condições do paciente, lance mão de medicamentos que aumentem a pressão arterial.

Chuveiro elétrico tem risco de morte? Sim, se o chuveiro estiver com algum fio inadequado e o chuveiro estiver molhado, pode acontecer curto e assim você pode levar choque.

O choque elétrico ocorre devido as correntes de fuga, que surgem a partir da resistência elétrica do chuveiro. Encanamentos metálicos, ou a própria água conduzem a eletricidade que “escapa” da resistência até o registro, em geral fabricado em material metálico.

Choque Elétrico Causas
Os maiores responsáveis por esse tipo de acidente são os raios e a fiação de alta tensão, ou seja, com voltagem superior à 600 volts. Porém, a eletrocussão também pode ocorrer devido à baixa voltagem se houver roupas molhadas, poças de água ou umidade elevada.

Isso acontece devido à eletricidade estática, a mesma que faz seu cabelo ficar meio arrepiado de vez em quando. A gente não percebe, mas o corpo humano é um bom condutor de eletricidade, ou seja, permite que cargas elétricas (os elétrons) se movimentem livremente, possibilitando a passagem de corrente elétrica.

Para o “descarrego” é aconselhável andar descalço, usar fibras naturais como algodão, tocar na terra, materiais naturais e metais para que haja uma neutralização elétrica,ou seja, para que as particulas que recebemos “fluam” para outros corpos. A água também é um bom condutor de energia.

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é no neutro. Para isso, você deve ter uma chave de teste.

Mudar a chave seletora do chuveiro (inverno/verão) com ele ligado, pode causar uma corrente elétrica elevada, aumentando as chances de faíscas e aquecimento do material.

Isso acontece porque ao trocar a temperatura com chuveiro ligado há um centelhamento e formação de pequenos arcos no polo do chuveiro, condição que em longo prazo vai desgastando a resistência. O correto e também mais seguro é trocar a temperatura com o chuveiro desligado.

Se a parede deu choque, principalmente em época de chuva, é provável que a energia tenha escapado da fiação. Como a umidade facilita a condução da corrente elétrica, pode haver problemas em áreas molhadas, como banheiro e cozinha.

O preço médio de Chuveiro e Ducha Lorenzetti depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar Chuveiro e Ducha Lorenzetti por valores entre R$ 43,92 e R$ 521,91.

Ao passar a corrente elétrica pelos músculos, ocorre tanto uma contração quanto um congelamento e é por isso que a pessoa não consegue largar do condutor quando tomada por uma corrente elétrica. A corrente pode queimar o tecido e provocar mau funcionamento de um ou mais órgãos internos.

Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

Em teoria, o que acontece é que estamos o tempo todo gerando energia dentro do nosso corpo e a umidade do ar permite que ela flua livremente. Sem as partículas de água no ar, acumulamos tudo na gente e, quando tem algum objeto ou alguém que permite fazer essa energia sair, tomamos os sustos e os dolorosos choques.

Se é energia eletrostática basta que a pessoa toque em um corpo aterrado (por exemplo, uma torneira, uma janela metálica, …) e o excedente de carga elétrica será conduzido para fora do corpo da pessoa.