Por que às vezes pensamos coisas que não queremos?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quem pode ter esses tipos de pensamentos? Pessoas com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), distúrbios alimentares, ansiedade e depressão são mais suscetíveis a terem pensamentos indesejáveis. A ansiedade é caracterizada por uma preocupação excessiva com o futuro.

Às vezes, pensamentos intrusivos como esses surgem em nós precisamente porque não queremos agir ou pensar desta forma, pois eles são simplesmente a coisa mais inadequada que a nossa mente pode imaginar. Mas ter esse tipo de pensamento é algo possível e normal em algum momento de nossas vidas (Lucas, 2016).

Ter pensamentos negativos frequentemente indica que algo na sua vida emocional não vai bem. Pode ser algo patológico, ou não. Isso vai depender se junto com esses pensamentos negativos, existem outros sintomas.

Não há um tratamento específico para o transtorno. Juntar-se a um grupo de apoio para aprender sobre como outras pessoas com o mesmo problema lidam a situação pode facilitar o controle dos devaneios excessivos. É indicado buscar ajuda de um psicólogo para amenizar os sintomas do transtorno, por meio da terapia.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

Sim, é normal. É gostoso fantasiar, mas cuidado: a fantasia leva a pessoa a se alienar da realidade. Mas se isso acontece com frequência é importante entender o motivo de estar acontecendo. Sugiro sessões de psicoterapia.

Nosso coração nos informa quando erramos, quando estamos além do permitido. Nós não só pecamos em ATOS, pecamos também em PENSAMENTOS.

É um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de pensamentos intrusivos persistentes —pensamentos inconscientes que interrompem a atenção ou a atividade normal— que produzem angústia extrema a quem sofre disso.

Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente

  1. Filtre seus pensamentos. O primeiro passo, como em qualquer processo de melhoria, é começar a organizar a sua mente. ...
  2. Desintoxique sua mente. ...
  3. Cultive bons pensamentos. ...
  4. Revise sua mente periodicamente. ...
  5. Exercite sua mente. ...
  6. Tenha autoconfiança. ...
  7. Busque ter uma mente sossegada.

Imaginar a todo tempo que o pior está prestes a acontecer com você e a quem ama demanda mais energia do que imagina. Este é mais um fator incentivador de pensamentos ruins no subconsciente. Desligue-se um pouco das tragédias, alimente a ideia de que está tudo bem e todos estão seguros.

Os pensamentos obsessivos podem ser resultados de momentos de stress ou trauma e dificuldade no enfrentamento de situações, ou podem estar associados a condições específicas, como, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, síndrome do pânico, transtornos alimentares, entre ...

Escitalopram. Indicado para pacientes depressivos e ansiosos, além dos que apresentam síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e transtorno de ansiedade social, é um dos medicamentos mais recomendados pelos médicos.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

A imaginação/devaneios é uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. É normal, porém é necessário saber com qual frequência essas imaginações ocorrem. Se existe alguma preocupação, o indicado é buscar ajuda de um Psicólogo.

A resposta é: nem sempre. Para Bereza, as fantasias são necessárias e muitas vezes podem ser uma forma de lidar com algo que é difícil entender. Segundo ele, na infância, esse lugar imaginativo auxilia o processo de desenvolvimento e de entendimento da realidade.

Pode levar algum tempo para adquirir essa habilidade, mas eventualmente sua mente se acostumará a permanecer presente.

  1. Escreva. ...
  2. Durma bem. ...
  3. Dê uma volta. ...
  4. Mantenha seu espaço arrumado. ...
  5. Concentre-se em desfocar. ...
  6. Fale sobre isso.

Os sintomas dos pensamentos negativos intrusivos podem estar ligados à ansiedade, depressão, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Bipolaridade. Também é possível que seja um sintoma de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

As medicações usadas para o TOC são: Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): representados pela Fluoxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Paroxetina, Citalopram e Escitalopram, esses medicamentos normalmente são considerados como primeira escolha para o tratamento do TOC.