Por que as variáveis são importantes?

Perguntado por: amota . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

As variáveis são muito importantes porque através delas observamos as variações dos fenômenos analisados na pesquisa. Elas podem ser de dois tipos: qualitativas e quantitativas. As variáveis qualitativas são os dados de atributos ou qualidades, por exemplo, sobre que assunto você mais lê: Literatura.

o Variáveis qualitativas nominais – quando uma ordem não pode ser estabelecida entre seus valores. Variáveis quantitativas – São aquelas cujos valores são expressos em números.

Variáveis intervenientes: essas variáveis têm impacto sobre o fenômeno observado, porém não se pode mensurá-las, tendo em vista seu caráter puramente hipotético.

Variável é o nome utilizado para definir um ou mais valores que são manipulados pelos programas durante a sua operação. O nome “variável” é utilizado por ser um tipo de conteúdo que pode apresentar diferentes valores enquanto o sistema está em execução.

Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.

Por outras palavras, uma variável é um símbolo que representa um elemento não especificado de um determinado conjunto. Este conjunto é denominado conjunto universal da variável ou universo da variável, e cada elemento do conjunto é um valor da variável. Por exemplo: x é uma variável do universo {2, 4, 6, 8}.

Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)

Descreva a importância da relação entre variáveis em uma amostra. RESPOSTA ESPERADA: A relação entre variáveis em uma amostra proporciona conclusões que possam ter ligações entre os resultados, se as variáveis são dependentes ou independentes, ou seja, verificar o comportamento das variáveis.

As variáveis da matemática são símbolos, muitas vezes letras, que representam diferentes valores em diversas situações. Elas nos ajudam a compreender e a resolver problemas com valores que variam.

Variáveis são características a serem estudadas de cada elemento da população em uma pesquisa de mercado. São as informações ou atributos que se deseja mensurar em um estudo, tais como qualidades, quantidades, faixa etária, gêneros ou tipos de determinada coisa.

Grandezas como comprimento, área, volume, peso, tempo, proporções, porcentagens, ângulos, valores das funções trigonométricas, temperatura, etc., que num determinado intervalo podem tomar quaisquer valores, sejam estes inteiros ou fracionários, são chamadas variáveis contínuas.

As variáveis quantitativas classificam-se em dois tipos principais: discretas e contínuas. Variáveis quantitativas discretas: são aquelas que assumem valores isolados e separados uns dos outros, geralmente associados a contagens ou números inteiros.

As variáveis são muito importantes porque através delas observamos as variações dos fenômenos analisados na pesquisa. Elas podem ser de dois tipos: qualitativas e quantitativas. As variáveis qualitativas são os dados de atributos ou qualidades, por exemplo, sobre que assunto você mais lê: Literatura.

As variáveis qualitativas não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como a cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais.

As variáveis são elementos básicos na programação, pois são aquelas que armazenam os dados que precisamos no nosso algoritmo. Cada dado pode ser de um tipo diferente e, por isso precisamos mostrar ao nosso algoritmo logo no início o que esperar armazenar.

Declarando variáveis
Você pode declarar uma variável de três formas: Com a palavra chave var . Por exemplo, var x = 42 . Esta sintaxe pode ser usada para declarar tanto variáveis locais como variáveis globais.

Toda variável ocupa espaço na memória RAM do computador onde o programa está sendo executado.

Basicamente existem 4 tipos de variáveis de estudo: qualitativas nominais, qualitativas ordinais, quantitativas contínuas e quantitativas discretas.

O nome de uma variável <nomeDeVariavel> deve começar com uma letra ou o sublinhado (underscore), os demais caracteres devem ser letras, sublinhado ou um caractere numérico (0-9).

As variáveis podem ser do tipo inteira, decimal, caractere, string, data e somente decimal positiva, assim, dependendo do tipo de dados que serão armazenados, tem-se um tipo definido para ela.