Por que as usinas termelétricas são consideradas as mais impactantes a natureza Dentre as principais formas de geração de eletricidade?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Quais as vantagens da energia termoelétrica? A energia termoelétrica consiste em uma importante forma de geração de eletricidade em áreas desprovidas de outras fontes, como ventos, marés e até mesmo água, seja em função das condições climáticas, seja devido à ausência de rios com potencial hidrelétrico.

Além de problemas ambientais, o maior acionamento de termelétricas fósseis pode causar elevação nas contas de luz, já que a operação desses empreendimentos é mais cara em relação a usinas renováveis.

De acordo com Scalambrini, os estudos têm demonstrado que o uso de tais fontes vem aumentando ano a ano a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, o que impacta diretamente o clima, com recorrentes recordes anuais de temperatura, como também a emissão de gases cancerígenos que afetam diretamente a saúde das ...

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

As fontes fósseis compreendem o carvão mineral, o gás natural, o petróleo e seus subprodutos. Também conhecidas como fontes convencionais, a energia proveniente dos fósseis é altamente poluente e prejudica o meio ambiente em toda a sua cadeia, desde a extração até a sua utilização.

Desvantagens das termoelétricas
A queima de combustíveis fósseis libera muito CO2 na atmosfera, o que contribui para o aumento do efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. Assim, a energia termelétrica é muito prejudicial para o meio ambiente.

Hoje sabe-se que elas causam grandes impactos ambientais como, por exemplo, a decomposição da vegetação submersa que dá origem a gases como o metano, o gás carbônico e o óxido nitroso, que causam mudanças climáticas.

Em suma, as usinas termelétricas oferecem a vantagem de fornecer energia rapidamente e em locais de difícil acesso, mas apresentam desvantagens significativas, como a poluição do ar, contribuição para o aquecimento global, custo mais elevado e dependência de recursos não renováveis.

É muito viável em áreas onde há escassez de outras fontes, além da flexibilidade quanto à localização das usinas. Apesar disso, o processo de geração de energia emite gases poluentes da atmosfera, além de seu custo ainda ser bastante elevado.

No Brasil, a fabrica de central termoelétrica é considerada um recurso altamente estratégico, já que por meio dele pode-se suprir necessidades energéticas em tempos de seca, período o qual as hidrelétricas deixam de abastecer toda a sua demanda.

As usinas termelétricas têm contribuído para suprir a carência provocada pela baixa dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras, mas o custo de produção da energia tem transformado na vilã responsável pelo aumento da conta de luz e pela instauração da nova bandeira tarifária imposta pela Agência Nacional de Energia ...

De acordo com a análise, as térmicas Candiota III e Pampa Sul, ambas localizadas no município de Candiota (RS), foram as mais poluentes em 2020. Ao todo, as 72 usinas termelétricas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) liberaram 32,7 milhões de toneladas de CO2 equivalente naquele ano.

No mesmo período, a fumaça das usinas foi de 8% a 30% das emissões brasileiras. O dado é do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa, organizado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de ONGs e centros de pesquisas.

Abaixo citamos alguns exemplos de impactos ambientais.

  • Impactos da má gestão de resíduos sólidos para meio ambiente. ...
  • Poluição hídrica. ...
  • Contaminação e degradação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Impactos da mineração.

As termoelétricas, sejam elas movidas a carvão ou a gás, causam muitos impactos no meio ambiente, pois, liberam uma quantidade alta de gases na atmosfera que corroboram para o efeito estufa. Além disso, a qualidade do ar diminui bastante e pode provocar o que é chamado de “chuva ácida”.