Por que as tartarugas se escondem no casco?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como é mais lenta, fica muito mais simples encolher e se esconder na presença de predadores.

Existem aqueles cascos mais abaulados, normalmente presente nos jabutis, e aqueles cascos mais planos e baixos, típicos daquelas espécies que se escondem em frestas de rochas. Existem ainda espécies que vivem nos rios e tem projeções no casco que ajudam na camuflagem do animal que fica a espreita das presas.

O casco tem duas camadas. Por baixo é osso, feito de cálcio, parecido com o humano. Por cima, existem placas de um tecido semelhante ao da nossa unha, só que muitíssimo mais duro. São elas que compõem aquelas figuras coloridas que adornam a carapaça.

As tartarugas somem e reaparecem, mas ninguém sabe explicar por quê. A hipótese mais aceita pelos condôminos é que algumas são visitantes temporárias deixadas pelos donos em férias que depois voltam para buscá-las.

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Nomes de tartaruga inspirados em comida

  1. Goiaba, Tortellini, Tagliatelle, Tortuguita;
  2. Abobrinha, Cabotiá, Tucupi, Azeitona;
  3. Jabuticaba, Wasabi, Amora, Cenoura;
  4. Cookie, Donut, Brownie.

No caso do segundo, para saber se está morto ou apenas hibernando, basta tocá-lo. O cágado, quando está hibernando ou dormindo, ao ser tocado, irá se mover mesmo que de modo quase imperceptível. Durante sua hibernação, ele tende a se recolher completamente dentro de seu casco.

Como identificar uma tartaruga doente
Quando esse animal está doente, pode manifestar diversos indícios de que algo está errado. Entre os principais indicativos, os quais você deve ficar atento, estão: olhos inchados, tosse ou espirros, alterações de apetite, mudanças de comportamento ou diarreia.

Isso causa muita dor e sofrimento ao animalzinho e o tratamento precisa ser feito o mais breve possível, pois com a carapaça quebrada, o osso dele fica exposto e o risco de inflamações é enorme.

Sim, a tartaruga dorme, ou descansa. Geralmente à noite, mas também pode ser durante o dia. Dorme no fundo do mar, protegida nas pedras quando o fundo é rochoso ou com recifes. Também dorme boiando na superfície.

O casco da tartaruga é capaz de suportar centenar de quilos de pressão em cima de si.

Caso você queira deixá-lo nadando, coloque mais. Esfregue o casco. Pegue uma escova de dente e escove delicadamente todo o casco, dando uma atenção maior às áreas mais sujas. Lembre-se de que as tartarugas têm sensibilidade no casco, assim não ponha força demais.

São mais de 50 ossos que formam espinha dorsal e caixa torácica, por exemplo. Por fim, o casco possui uma membrana na sua parte interna. Essa parte é a que ajuda a revestir os órgãos e músculos do bichinho, dando uma proteção auxiliar a das outras camadas.

67 anos

São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.

salmonella

A salmonella faz parte do microbioma destes répteis e não faz mal a eles, mas ameaça a saúde humana. Pessoas infectadas com a bactéria desenvolvem diarreia, febre e cólicas estomacais dentro de seis horas a seis dias após serem expostas.

Alimentos perigosos para tartarugas terrestres

  • Legumes e grãos: vagem, milho, arroz, lentilhas, ervilhas, biscoitos.
  • Hortaliças e verduras: cenoura, curgete, pimento, aspáragos, beterraba. ...
  • Frutas: banana, uvas, pêssego, kiwi, damasco.
  • Cogumelos: champignon.
  • Açúcares.

Coloque a tartaruga na sombra com a cabeça mais baixa que o corpo. Se possível, coloque um pano úmido sobre o casco. Ela pode demorar muitas horas para se recuperar. Quando ela estiver se mexendo libere-a ao mar.

As “lágrimas” das tartarugas marinhas correspondem a uma solução salina concentrada; ao “chorarem”, esses animais eliminam o excesso de sais presentes no organismo.