Por que as tartarugas estão desaparecendo conclusão?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 17 votos

Em todas as partes do planeta as tartarugas estão cada vez mais ameaçadas pela exploração humana e pelas pressões relacionadas ao desenvolvimento. As causas incluem a destruição e fragmentação de hábitats, o comércio clandestino de animais, espécies invasoras e aquecimento global, entre outras.

Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país.

Um mundo sem tartarugas
Para começar, o mal cheiro seria uma consequência da falta delas. Uma vez que são grandes catadoras de lixo, e que se alimentam de peixes mortos nos mares e rios. Além de que não fazem mal a ninguém, pelo contrário só trazem benefícios.

A fauna possui um papel importantíssimo para a manutenção do equilíbrio na natureza, pois São os animais quem dispersam sementes árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.

Ela nos ensina que valores como a persistência e a determinação são muito importantes em nossa vida. Mas além da fábula, será que a Tartaruga pode nos ensinar algo mais sobre a Educação Financeira? Talvez sim. A Tartaruga é um animal bem “sui generis” seu modo de vida para nos trazer algumas dicas.

A hibernação é um mecanismo que algumas espécies possuem que lhes permite sobreviver aos meses mais frios e quando comida e água são escassos. As espécies de quelônios(tartarugas, cágados e jabutis) que habitam ambientes não tropicais usam deste mecanismo.

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais.

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.

Causas: destruição e fragmentação dos hábitats naturais, superexploração, invasão de espécies exóticas, poluição e mudanças climáticas. As consequências do desaparecimento de uma ou muitas espécies vão além da diminuição da diversidade de vida na Terra.

Vivendo há mais de 200 milhões de anos na Terra, as tartarugas são animais ameaçados de extinção. E, para promover conhecimento sobre as diferentes espécies e a importância de protegê-las, 23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga.

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma ...

Foram listadas 3.209 espécies ameaçadas: 684 estão criticamente em perigo, 1.844 em perigo e 681 vulneráveis. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a lista deverá ter, a partir de agora, atualizações publicadas anualmente.

No ano passado, foram 302 vivas e 1.151 mortas. O lixo, segundo ele, é a segunda principal causa de morte desses animais, que perde para a captura incidental – quando ficam presas nas redes e morrem por afogamento.

Quais são as melhores medidas para proteger aos animais em extinção?

  1. Reflorestar florestas e espaços naturais. ...
  2. Evite contaminação. ...
  3. Respeite áreas protegidas e parques naturais. ...
  4. Lute contra o afago de animais exóticos e a caça de animais. ...
  5. Torne-se voluntário para promover medidas para proteger animais em extinção.

Porque um ambiente bem preservado é garantia de um planeta melhor para todos e porque o serviço ecológico daquilo que muitos julgam como apenas 'gramas', tem um valor inestimável econômica e ecologicamente. Preservar não precisa de um 'valor' e sim de uma atitude, pois faz bem a TODOS!

Os dois conceitos são muito importantes, pois tanto preservar quanto conservar são necessários para a manutenção das riquezas naturais do nosso planeta, de forma que ele continue habitável por muitas gerações!

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Resposta:Devagar e semprer confiante ... assim se pode ganhar uma corrida. Ensina que só porque você é bom em alguma coisa, não quer dizer que irá ganhar sempre.