Por que as relações sociais são importantes em uma sociedade?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Essas relações constituem um conceito fundamental da sociologia. É por meio delas que ideias, valores e comportamentos legitimados por uma sociedade são passados adiante. As relações sociais de produção são um tipo de relação social muito importante.

A democracia, cidadania, a empatia e a ética, são a base para uma sociedade equilibrada e organizada.

Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Isso porque as relações sociais estão na gênese de todas as funções individuais; essas originam-se das formas de vida coletiva, dos acontecimentos reais entre pessoas.

Socializar é bom para a mente e o corpo. O contato social não apenas diminui os sentimentos de solidão e evita a depressão e ansiedade, mas também é capaz de prevenir doenças, como demências e doenças cardiovasculares, além de mantém os níveis de estresse sob controle e melhorar a saúde mental.

Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, o mundo atual vive um momento de frouxidão nas relações sociais. Isto quer dizer que, com o avanço da tecnologia no século XXI, as pessoas tendem a se relacionar mais por meio de aparelhos eletrônicos do que pessoalmente.

Entende-se por interação social o processo através do qual as pessoas se relacionam umas com as outras, num determinado contexto social. A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização espaciotemporal.

contribui para que o aluno compreenda melhor as relações sociais e as instituições, o que é essencial para sua inserção no mundo do trabalho, bem como dotar os estudantes de maior consciência de seus direitos e deveres enquanto cidadãos.

O homem se torna um ser social quando ele fala, articula e necessita de coisas e de outros para alcançar seus objetivos e sobreviver. A Atividade racional, o exercício da mente é a finalidade específica do homem e nisto está a sua realização final, a sua felicidade.

Modernamente, entende-se por relações humanas uma atitude que deve prevalecer no estabelecimento e na manutenção dos contatos entre pessoas. Essa atitude deve estar assentada no princípio do reconhecimento dos sêres humanos como entes possuidores de uma personalidade própria que merece ser respeitada.

As ações sociais são um fenômeno e tem impactos muito específicos, enquanto as relações sociais abrangem uma universalidade. Podemos compreender que as relações têm uma característica de rede, de conexão abrangente.

Intimidade, afeto e amor
O sentimento de conexão social com outras pessoas pode ajudar indivíduos a regularem suas emoções em meio a adversidades, algo que pode ser importante “no contexto de doenças, quando os sintomas e tratamentos podem danificar a autoimagem e a autoestima”, diz o trabalho.

O fato social tem três características principais: generalidade, exterioridade e coercitividade.

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.