Por que as pessoas se vingam?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Seu ego é tão sensível que qualquer coisa os ofende e eles não hesitam em se vingar. Ciúmes, inseguranças e pensamentos negativos. Pessoas vingativas experimentam esse impulso por causa de suas inseguranças e baixa autoestima. Às vezes, apenas ver os outros tendo sucesso desperta sua frustração e desejo de machucar.

vingador. 1. Que (se) vinga.

A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado – ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos – e acredita que sua dor é causada pelo outro.

A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.

Mas, como? A melhor estratégia continua sendo manter a calma e agir com sabedoria, para demonstrar ao outro que a raiva é incapaz de sufocar você. Pare, respire fundo e retome o equilíbrio, deixando claro que você se nega a carregar sentimentos negativos por muito tempo.

A vingança por si só não caracteriza motivo torpe, sendo necessário esclarecer a sua origem. É exemplo corriqueiro da doutrina, por exemplo, a hipótese em que o pai mata, por vingança, o estuprador da própria filha, o que não justifica o delito, mas impede que se tenha a ação como qualificada pelo motivo torpe.

E segundo Cleber Masson (2017) são elas: vingança divina, vingança privada e vingança pública.

Esse ditado popular significa que para se vingar a pessoa tem que esperar, tem que ter paciência, ou seja, se a pessoa esperar para poder comer e tiver paciência, a comida acaba esfriando, daí o ditado.

Resposta: Não é uma coisa boa ter o sentimento de vingança dentro de si e principalmente fazer algo para alguém tendo o sentimento de vingança,você mostra que não está sendo diferente da pessoa que lhe fez mal.

A melhor vingança é o esquecimento.
Confúcio dizia com grande sabedoria que, antes de começarmos a jornada da vingança, devemos cavar duas sepulturas: a nossa e a do nosso adversário.

Oração. Justiça com as próprias mãos. A vingança a Deus pertence – um estudo do Salmo 137. O livro dos Salmos é provavelmente a parte mais conhecida e lida do Antigo Testamento.

Eadeh acredita que a vingança nos faz bem por alguns momentos porque é através dela que temos a sensação de estar “fazendo justiça”. Basicamente, segundo ele explica, a vingança tem, sim, seu lado doce, mas também tem seu gosto amargo.

São indivíduos que geralmente sentem bastante raiva, ódio, rancor, inveja, vontade de revidar sempre, com intenso desequilíbrio emocional, ou seja, que não possuem a habilidade de controlar aquilo que mais pode lhes prejudicar, que são as emoções e sentimentos negativos, cultivados constantemente.

Psicóloga: Vingança é um sentimento que pode corroer a capacidade de raciocínio e levar a ações totalmente impensadas. Pode haver damos emocionais dependendo da intensidade e da forma como a pessoa leva este sentimento.

A pessoa que quer vingança anseia infligir ao outro o mesmo dano sofrido, pensando que assim se sentirá melhor. Mas isso nem sempre acontece; serenidade ou senso de justiça não é alcançado em todos os casos. Gerar nos outros a mesma dor que eles nos causaram nos coloca, em muitos casos, no mesmo nível moral.

O melhor meio de ir à forra com alguém que a magoou é dedicando tempo a si mesma. Esforce-se para entrar em forma e seguir em frente.
...
Cuide-se.

  1. Permita-se vivenciar as emoções, lidando com cada uma delas. ...
  2. Faça coisas que a deixem feliz. ...
  3. Às vezes, a felicidade já é uma forma de vingança.

a vingança é um prato que se come frio.

Resumindo: no modelo da vingança, retribui-se o mal que já ocorreu com um novo mal, um modelo orientado para retribuir, para o passado; no modelo da lei e da punição, prevê-se um mal futuro certo para uma violação presente incerta, um modelo orientado para prevenir, para o futuro.

Consoante os pontos de vista, a vingança pode ser considerada como uma ação altruísta, impondo justiça de forma supralegal, ou ainda de forma egoísta, à medida que o autor da vingança tomaria o papel do Estado de forma injusta.

Para combater o desejo de vingança é necessário força para perdoar aquele que cometeu a injustiça. Mas e quando alguém está querendo se vingar de nós o que devemos fazer? Manter as vibrações com o plano espiritual é um grande passo para se livrar daquela angústia.

Dentre os ínumeros significados atribuídos a cor, o amarelo remete à ingenuidade, a loucura e, na cultura oriental, é associado à vingança.