Por que as pessoas são mal agradecidas?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros. Assim, se alguém tem uma atitude positiva em relação a ela, essa pessoa simplesmente considera que o outro não fez mais do que a sua obrigação.

Desagradecido; ingrato. Plural: mal-agradecidos.

A pessoa ingrata não valoriza as bênçãos que recebeu nem agradece. Em vez disso, vê sempre os problemas e as coisas que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita. A Bíblia diz que devemos ser sempre gratos a Deus.

Em geral, a pessoa ingrata age dessa forma porque se considera superior aos outros.
...

  • Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  • Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  • Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  • Estabeleça limites. ...
  • Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  • Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.

A pessoa ingrata sempre tem as necessidades dela em primeiro lugar, podendo manipular outras pessoas para conseguir o que deseja, sem qualquer constrangimento. Ela não vem conversar sobre um assunto qualquer, apenas para manter viva a chama da amizade. Cada interação tem um interesse por trás.

Pessoas ingratas tratam as outras como descartáveis. Assim como a gratidão atrai o bem, a ingratidão o afasta cada dia para mais longe. Temos que tomar cuidado para não sermos as pessoas ingratas que sempre reclamamos. O problema da ingratidão é que ela está sempre acompanhada da dor e da decepção.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

Jamais permita que a ingratidão te faça parar de fazer o bem
Fazer o bem aos outros é muito bom, faz bem para a alma. Por isso, jamais permita que a ingratidão por parte de alguém faça com que desanime e desista de ajudar outras pessoas.

Quem não agradece (por não querer ou não saber como) acaba por invalidar os esforços e gestos positivos dos outros. E algo assim cria um impacto, sublinha o mesmo especialista acrescentando que, aos poucos, essas pessoas acabam por colher desconfiança e hostilidade por parte dos demais.

Pode ser muito frustrante lidar com uma pessoa ingrata, mas é algo que todo mundo tem que fazer às vezes.
...
Tenha uma conversa honesta sobre seus sentimentos.

  1. Tente usar frases com “eu” ao invés de culpar. ...
  2. Seu tom deve ser firme, mas aberto. ...
  3. Lembre-se de que ninguém é obrigado a pedir desculpas.

Lucas 6:35. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

A ingratidão consiste em não reconhecer o bem que lhe foi oferecido ou a ajuda que lhe foi prestada. É o comportamento de quem não demonstra ter gratidão pelo o que possui ou que recebe daqueles à sua volta. O ingrato pode direcionar sua ingratidão para as pessoas e também para aquilo que tem.

Há pessoas que não agradecem, que são incapazes de demonstrar um mínimo gesto de cortesia, amabilidade ou até mesmo respeito por aqueles que se esforçam por elas. Além disso, às vezes nos respondem com reclamações porque se sentem insatisfeitas.

Por fim, um motivo que leva os pais a considerarem um filho ingrato é a desobediência. Ou seja, a falta de subordinação e respeito. Para muitos pais, a obediência é o principal demonstrativo da gratidão dos filhos. No entanto, nem sempre as ordens dos pais ou suas expectativas são realistas.

Em Provérbios 19:26, diz “O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra”.

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.