Por que as pessoas postam em rede social?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O aparecimento das redes sociais tem sido uma ótima maneira de entrar em contato com pessoas conhecidas; conhecer notícias quase em tempo real e descobrir coisas curiosas e interessantes. No entanto, há muitas pessoas que as usam como se fossem um diário pessoal.

Outra pesquisa, realizada nos Estados Unidos, sugeriu que pessoas que postam muitas selfies são, em geral, mais narcisistas e psicopatas, enquanto aquelas que manipulam suas fotos digitalmente têm uma baixa autoestima.

A rede social permite relacionamentos horizontais, diminuindo hierarquias, preconceitos, dando assim ênfase a entrosamentos com pessoas de idênticos valores e objetivos em comuns.

Alguns autores vêem no abuso de publicações nas redes sociais a necessidade de receber afeto e apreciação social. Há também a necessidade de aprovação e aceitação dos outros, e a intenção de aliviar a solidão.

Ao tornar públicas as intimidades e render-se à exposição, as pessoas podem enxergar apenas os “ganhos”, deixando de lado o fato que muita gente pode tirar proveito desse comportamento, causando tremendos prejuízos (no sentido mais amplo da palavra).

Observou-se que os jovens, por meio das redes sociais virtuais, são convidados a tornar públicas suas intimidades. Notou-se que esse meio digital também instiga os jovens a serem mais dinâmicos e ágeis, por estimular que façam várias coisas simultaneamente, suscitando novas formas de interação humana.

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Quem se autopromove é chamado de bragger, uma palavra de origem inglesa que significa algo como “fanfarrão”.

Termo refere-se àqueles que fazem poucas publicações ou usam as redes sociais com baixa frequência; entenda mais sobre a expressão e o estilo das pessoas low profile. "Low profile" significa "discreto", em tradução do inglês para o português.

Postar autorretratos na internet sugere busca pela aprovação do outro. A Selfie (autorretrato geralmente feito com um smartphone ou uma webcam e publicado em uma rede social) está cada vez mais recorrente. Por meio dela, compartilhamos momentos e atualizamos os amigos de nossas atividades em tempo real.

Um simples post na rede social pode dizer sobre você muito mais do que você mesmo pensa. Seus gostos, hobbies, convicções e ideais estão todos estampados ali. Assim, tenha em mente que em um processo de seleção seus perfis muito provavelmente serão verificados.

Uma das grandes vantagens é a comunicação instantânea que as redes sociais oferecem. Podemos compartilhar informações, notícias, eventos muito rapidamente, os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real.

Estudos mostram que essa comparação constante pode levar a sentimentos de inadequação, inveja, ansiedade e depressão. Além disso, o uso excessivo de redes sociais tem sido associado a um maior risco de isolamento social, solidão e baixa autoestima.

A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes.

Nos habituamos a utilizar as indiretas porque não nos sentimos suficientemente seguros para compartilhar a mensagem de forma direta, principalmente, quando o conteúdo da mensagem é importante. Se as indiretas não forem utilizadas no contexto adequado, elas podem causar algum dano a outra pessoa.

A palavra "selfie" vem do termo em inglês "self-portrait", que significa autorretrato. No entanto, a selfie vai além de um simples registro fotográfico. Ela representa um ato de autenticidade, uma forma de se afirmar e compartilhar momentos da própria vida com o mundo.

Além da idolatria por comida e da moralização – “olha como eu tenho força de vontade por comer tomate”, tem o lance das fotos de comida como penitência e testemunhas do esforço.

Não ter redes sociais pode trazer benefícios como mais tempo livre para outras atividades, menos distração e comparação com outras pessoas, menos exposição a notícias negativas ou informações enganosas, melhoria da saúde mental e menos ansiedade social.

Tema atualizado em 11/10/2021. A divulgação em rede social de mensagens ofensivas, difamatórias e não autorizadas configura ato ilícito indenizável a título de danos morais, por violação a direitos da personalidade, como imagem, honra, liberdade, intimidade, legítima expectativa, dentre outros.

A exposição virtual também pode acarretar riscos à segurança do indivíduo, como ameaças, sequestro e vazamento de conteúdo íntimo por meio do roubo de dados ou invasão de contas.