Por que as pessoas ofendem as outras?

Perguntado por: asantanas3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

A agressividade é um comportamento emocional que faz parte da afetividade de todas as pessoas. Portanto, é algo natural. Nas sociedades ocidentais, bastante competitivas, a agressividade costuma ser aceita e estimulada quando esta vale como sinônimo de iniciativa, ambição, decisão ou coragem.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Algumas pessoas se utilizam das redes sociais para ofender as outras, porque se sentem anônimas e protegidas atrás da tela do computador, do tablet ou do celular, mas isso é crime e já existem várias leis que garantem que este tipo de conduta não fique impune.

Se alguém tenta ofendê-lo, você sempre tem a opção de recusar-se a se ofender, contanto que saiba como exercê-la. Não se pode ser ofendido sem seu próprio consentimento. (Mas pode-se sofrer dano sem consentimento próprio.

Tente se acalmar
Tente manter a calma em qualquer situação. Fique longe da pessoa que te insulta, não responda. Expresse sua raiva, por exemplo, andando, gritando em um travesseiro - tire a raiva de você. Assim, você pode lidar rapidamente com as emoções negativas e não pensará nessa situação pelo resto do dia.

Essas recomendações podem ajudar alguém que se ofende tudo:

  1. Ninguém o ofendeu, o outro simplesmente tem ideias diferentes das suas. ...
  2. Permitir que as pessoas sejam do jeito que são. ...
  3. Nenhum comentário casual vai mudar a sua vida. ...
  4. Aprenda a rir de si mesmo.

Na verdade, quem provoca os outros normalmente acredita que não está causando tanta mágoa. Caso a pessoa em questão seja um amigo ou alguém que sabe que não quer magoá-lo, simplesmente ria. As provocações podem ser um meio de demonstrar afeto X Fonte de pesquisa e nem sempre devem ser levadas a sério.

A raiva surge quando algo nos impede de agir para alcançar um objetivo; quando sentimos que estamos sendo tratados injustamente, estamos sob ameaça ou sendo desrespeitados. A raiva também é muito atrelada à sensação de frustração.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Aprenda a identificar os sinais de violência psicológica dentro dos relacionamentos

  1. 2.1 São mestres em negar a verdade.
  2. 2.2 Usam o que é querido pela vítima contra ela.
  3. 2.3 As ações não combinam com as palavras.
  4. 2.4 Falam algo positivo para confundir.
  5. 2.5 Tentam colocar a vítima contra as pessoas.

Usar a internet, celular e outros meios de comunicação para ofender ou prejudicar o outro é crime. A prática é conhecida como Cyberbullying e pode acarretar processos tanto no campo cível, com dano moral, quanto na área criminal, como injúria, calúnia e difamação.

Para o psicólogo Edjofre Coelho, esse hábito se trata de uma necessidade de autoafirmação que induz a pessoa a registrar e estar por dentro de tudo. Segundo ele, as pessoas sempre tiveram esse desejo de fazer com que os outros soubessem como elas vivem, o que têm e fazem.

Pessoas mentem nas redes sociais para se sentir melhor, mostra estudo.

Uma autoridade especial pode dar indulto a alguém. E Jesus, mais do que qualquer outra pessoa tinha esse poder (Mateus 9, 5 a 8).

Mateus 18:6—“Qualquer Que Escandalizar Um Destes Pequeninos”
Hinckley disse: “Peço-vos encarecidamente que abandonem [tais práticas], que se afastem delas, que busquem ajuda, que implorem perdão ao Senhor e reparem o que fizeram. Deus não será escarnecido em razão dos abusos a Seus pequeninos”.

Mantenha-se acima desse padrão com uma comunicação não agressiva, sempre assertiva. Seja firme, claro e objetivo, fale com respeito, mesmo que o outro não saiba fazer o mesmo, e não altere seu tom de voz ou demonstre irritação com gestos ou expressões faciais.

Confere com a gente!

  1. Observe e analise seu próprio comportamento. ...
  2. Domine suas emoções. ...
  3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas. ...
  4. Aumente a sua autoconfiança. ...
  5. Aprenda a lidar com a pressão. ...
  6. Não tenha medo de se expressar. ...
  7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Além disso, é possível registrar um boletim de ocorrência por injúria, prevista no art. 140 do Código Penal, que descreve a conduta de “ofender a dignidade ou o decoro de alguém”. A injúria é considerada um crime de ação penal privada, ou seja, a vítima deve manifestar interesse em processar o agressor.

5 dicas de como conviver com pessoas que você não gosta

  1. Estabeleça uma zona de conforto. Valor consultaAtendimento online e presencial. ...
  2. Desenvolva empatia. Pratique a empatia. ...
  3. Respeite o tempo e as limitações dela. Não faça imposições ou a pressione. ...
  4. Seja compreensivo. ...
  5. Estabeleça uma comunicação segura.

Significado de Ofendida
Ofendida é o feminino de ofendido. O mesmo que: injuriada, insultada, invectivada, prejudicada.