Por que as pessoas não agradecem?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Muitas das pessoas que não agradecem não o fazem simplesmente porque não veem nem apreciam os gestos amáveis. Suas lentes são muito escuras, seu coração é frio e seu cérebro é muito falho em Inteligência Emocional.

Significado de Mal-agradecido
Nunca me disse obrigado! substantivo masculino Aquele que é ingrato; sem reconhecimento; desagradecido: os mal-agradecidos não alcançam muitas coisas. Etimologia (origem da palavra mal-agradecido). Mal + agradecido.

São várias as consequências negativas da ingratidão. Ela causa uma dor emocional e psicológica imensa. Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados.

Ingratidão é não reconhecer o bem que alguém nos fez. A pessoa ingrata não valoriza as bênçãos que recebeu nem agradece. Em vez disso, vê sempre os problemas e as coisas que não recebeu. A pessoa ingrata nunca está satisfeita.

Significado de “de nada
É uma forma cortês de se replicar um agradecimento de alguém, podendo ainda ser expresso de outras formas, como: “por nada”, “não há de quê”, “não seja por isso”, “eu que agradeço”, “obrigado você”, “obrigado eu”, “às ordens”, “imagina”, entre outras expressões populares.

1 Que ou aquele que não reconhece e não dá o merecido valor aos favores ou benefícios que lhe foram dados. 2 Que ou aquele que não recompensa devidamente o trabalho que lhe é prestado.

Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. É o desejo de realmente querer retribuir o favor que você recebeu.

Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, falando palavras preciosas e delicadas para todos que se aproximam dela, e tendo atitudes de compreensão, carinho e amor, devolvendo à vida e às pessoas todo o amor que recebe.

Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida.

Pessoas ingratas: o que fazer para lidar com elas?

  1. Tente colocar-se no lugar do outro. ...
  2. Mantenha o equilíbrio emocional. ...
  3. Converse com a pessoa sobre os seus sentimentos. ...
  4. Estabeleça limites. ...
  5. Corte relações com quem se recusa a melhorar. ...
  6. Dê o exemplo e estimule uma cultura de gratidão.

O ingrato não reconhece que sem ajuda, não chegaria a lugar nenhum. Esquece com muita facilidade as coisas boas que lhe fizeram. Vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega para o amor (e doação) de quem está ao lado.

A pessoa ingrata sempre tem as necessidades dela em primeiro lugar, podendo manipular outras pessoas para conseguir o que deseja, sem qualquer constrangimento. Ela não vem conversar sobre um assunto qualquer, apenas para manter viva a chama da amizade. Cada interação tem um interesse por trás.

A dor da ingratidão é medida pela intensidade que você ama quem a praticou. A ingratidão é uma doença da alma e só existem dois tipos de tratamento para a cura: um é muito amor, o outro muita dor. O ingrato é quem decide qual remédio irá tomar. Não ame as pessoas ingratas, pois o amor não é digno de tanta ingratidão.

SALMO 136 – A ingratidão de um filho dói no coração de um pai tanto quanto a nossa ingratidão dói no coração de Deus. A indiferença de um filho parte em pedaços o coração de um pai como nossa indiferença deixa triste o coração de nosso Criador, Mantenedor e Salvador.