Por que as pessoas morrem perto do aniversário?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

As causas de morte mais recorrentes nesse dia são: ataque do coração, derrame, suicídio e quedas acidentais. Não há uma razão clara para explicar esse mórbido fenômeno. Existem duas vertentes. Uma põe a culpa nos excessos: a quantidade de comida e bebida ingerida poderia causar indisposições inesperadas.

Entre os problemas de saúde que podem causar a morte durante o sono estão a parada cardíaca súbita, o acidente vascular cerebral (AVC) e a epilepsia. Outro fator que pode fazer uma pessoa morrer durante o sono é a Síndrome da morte súbita noturna inexplicável.

Após a morte, pensamos muitas vezes nos dias que seriam importantes mas que não serão comemorados. A idade para na data em que se morre, mas o aniversário continua para sempre, todos os anos.

O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos. O ajuste foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A translação é feita em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos.

A síndrome de aniversário corresponde às repetições que ocorrem em datas de nascimento, falecimento, casamento ou outro evento importante familiar.

Na Idade Média as pessoas acreditavam que existia espíritos bons e maus, e existia a crença que nos aniversários os espíritos maus causasse mal para o aniversariante, por isso ficar rodeado de amigos e familiares o protegiam.

Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

Sim! É normal sentir uma mistura de emoções no dia do aniversário, incluindo tristeza. O aniversário pode ser uma época para reflexão e avaliação do progresso e das realizações da vida, o que pode levar a sentimentos de tristeza ou frustração se as coisas não estiverem exatamente como você gostaria.

Um estudo conduzido por Sam Parnia, diretor do departamento, afirma que as pessoas sabem que estão mortas porque a sua consciência continua a funcionar mesmo depois que o corpo não mostra sinais de vida.

A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

Mas, segundo especialistas no assunto, "conversar" com a pessoa que faleceu faz muito bem para a saúde mental. "Falar em voz alta para um ente querido que morreu — seja em frente ao túmulo ou em voz alta em casa — é útil para muitas pessoas que processam o luto ”, revelou a Dra.

O primeiro aniversário de morte é chamado de barsy, da palavra baras, que significa ano na língua hindi. Shraadh significa dar com devoção ou oferecer respeito. Shraadh é um ritual para expressar os sentimentos de respeito pelos ancestrais.

Hoje o dia seria de festa e muita alegria, mas você não está mais entre nós. Partiu para outro lugar; um lugar de paz e harmonia. Não lhe desejo um aniversário feliz, mas prometo que meus pensamentos estão com você. Desejo que a tranquilidade seja sua morada e que o descanso esteja sempre ao seu lado.