Por que as pessoas me tratam com desprezo?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A maioria das pessoas já teve que lidar com o desprezo amoroso em algum momento da vida — seja por uma relação que terminou por iniciativa do parceiro, por conta de sentimentos que não são correspondidos, uma traição ou até mesmo por falta de interesse ou compatibilidade.

Em outros casos, pode ser simplesmente porque essa pessoa é mais distante e tem dificuldade em mostrar e expressar os seus sentimentos facilmente. Autoproteção: a indiferença também pode ser usada como um escudo perante situações ou atitudes de outras pessoas que podem provocar danos emocionais.

8 Truques para lidar com pessoas que tentam nos menosprezar

  1. Evite a ira. ...
  2. Não entre na discussão. ...
  3. Faça uma breve pausa. ...
  4. Aceite ou rejeite o insulto de forma amigável. ...
  5. Peça uma explicação. ...
  6. Ignore quem te agride. ...
  7. Use o senso de humor. ...
  8. Saiba usar o distanciamento de forma saudável.

Características de pessoas frias no relacionamento
Falta de empatia e compaixão: isso ocorre em praticamente todos os casos onde há pessoas frias no relacionamento. O(a) parceiro(a) perde a empatia que tem em relação ao outro, passa a não se importar, não tem mais compaixão.

Trata-se de uma agressividade encoberta, velada e cruel. Quem a faz não suja as mãos, mas impacta visceralmente aquele que se importa. Não há arma mais letal para um afeto do que a indiferença, ela cala sem consentir e reprime qualquer possibilidade de troca, exteriorização e contato.

Se alguém sentir apreço, esse sentimento será agradável e ativo; pelo contrário, se sentir desprezo, tornar-se-á em algo que se pretende rejeitar. Ao mostrar-se indiferente, o sujeito torna-se apático a esse respeito.

7 Atitudes Poderosas Para Lidar Com Pessoas Frias

  1. 1 – Proteger-se. Antes de qualquer coisa, é preciso que você se proteja, para evitar que acabe se magoando pela falta de sentimentos da outra parte. ...
  2. 2 – Perdoar. ...
  3. 3 – Ser Empático. ...
  4. 4 – Conversar. ...
  5. 5 – Ser Exemplo. ...
  6. 6 – Perceber os Sentimentos nas Atitudes. ...
  7. 7 – Tenha Paciência.

Indiferença afetiva e “bela indiferença”
Trata-se de certa frieza afetiva incompreensível diante dos sintomas que o paciente apresenta por conta de déficits psicogênicos e/ou potencialmente reversíveis. Ocorre em pacientes com transtorno de personalidade histriônica, borderline, conversão, dissociação.

A primeira coisa que você tem que fazer quando a pessoa não está nem aí para você é se valorizar! Você é incrível e merece alguém que valorize você. Então não aceite menos do que você merece, ok? Mas também é preciso que você seja compreensivo e entenda a situação dessa pessoa.

Fique longe dos lugares onde sabe que a outra pessoa estará.
O jeito mais simples de se ignorar uma pessoa é evitando os encontros com ela. Você pode reduzir as suas chances de encontrar alguém evitando os lugares onde costumavam passar um tempo juntos ou aqueles onde sabe que ele gosta de ficar.

Mantenha a calma e não permita que os sentimentos falem por você. Ao perceber que está ficando irritando e incapaz de pensar corretamente, a melhor opção pode ser deixar a discussão e retornar a ela em outro momento. É importante não dizer nada que você se arrependerá depois porque perdeu a calma.

Ignorar uma pessoa é uma atitude delicada, que requer reflexão e cautela para que não magoemos alguém ou sejamos injustos. Entretanto, quando a presença dela está te prejudicando de alguma forma, essa pode ser a melhor coisa a se fazer. Clareie seus pensamentos com ajuda do “Detox da Mente”!

De acordo com Adler, pessoas que se sentem inferiores são as que mais se esforçam para demonstrar superioridade e segurança. Além do mais, quem passa por esse processo tem a necessidade de diminuir o valor das outras pessoas em um comportamento chamado por Adler de neurótico.

Atenuar, abater, rebaixar, deprimir.

Aqueles que nos comparam com os outros também podem ter outros motivos, que nada mais são do que nos nos manipular e minar a nossa autoestima. Na verdade, esta é uma tática comum para quem quer estar no controle, pois a comparação constante é um exercício de humilhação e depreciação.

Introversão; Dificuldade com intimidade; Tendência a ser excessivamente crítico; Isolamento social.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.