Por que as pessoas magras sentem mais frio?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

É por isso também que pessoas muito magras sofrem mais com o frio. “A gordura prende o calor dentro do organismo. Quem é magro tem mais dificuldade em manter os órgãos vitais aquecidos”, afirma. “Da mesma maneira, no verão, quem é mais gordinho sofre mais, porque não consegue perder calor”, explica.

A gordura corporal também retém o calor dentro do corpo, então uma pessoa com sobrepeso tende a sentir mais calor e isso vale para homens e mulheres”, explica a endocrinologista Myrna Campagnoli.

Os hormônios da tireoide (T3 e T4), que regulam o metabolismo do corpo, são um dos principais responsáveis por algumas pessoas sentirem mais frio que outras. De acordo com Carneiro, os hormônios T3 e T4 “respondem” ao frio. Isso significa que a temperatura mais baixa aumenta sua quantidade.

As razões para essa diminuição no desempenho em climas frios são um pouco complexas, até porque a tolerância ao frio depende da nossa genética, níveis de gordura subcutânea — a gordura logo abaixo da nossa pele — e tamanho do corpo.

No frio, o corpo trabalha muito mais do que o normal para manter nossa temperatura interna e isso ajuda a queimar calorias. Uma média de 200 quilocalorias a mais são perdidas do que em períodos quentes. Portanto, o frio é uma boa época para quem quer perder algumas gordurinhas.

Segundo Figueiredo, algumas pessoas, mesmo sem sentir calor demais, apresentam um quadro excessivo de suor – a hiperidrose –, que pode estar associado a momentos de ansiedade e alta carga de estresse: "Em alguns casos, apenas o tratamento cirúrgico (simpatectomia) pode surtir efeito, porém, um médico precisa ser ...

Veja só:

  1. Pratique atividades físicas. Pode parecer loucura sair de casa para correr quando a temperatura está abaixo dos 10 graus, mas os exercícios físicos podem ser o fator que vai te fazer enfrentar melhor as baixas temperaturas. ...
  2. Cuide das articulações. ...
  3. Use luvas e meias quentes. ...
  4. Priorize sua circulação.

Falta de ferro ou vitaminas B. Tanto o ferro como a vitamina B têm um papel importante na capacidade do corpo em regular a temperatura. E, na verdade, deficiências de ferro são, normalmente, as razões mais comuns para se estar constantemente com frio.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Porque a diminuição da temperatura provoca a contração dos vasos do corpo. Todos eles se contraem, mas nas extremidades o efeito é maior porque estão mais expostos ao frio.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

"Porque os homens são normalmente maiores, têm maior massa muscular. Eles produzem mais calor e, assim, não precisam reduzir o fluxo de sangue à pele para manter sua temperatura interna", diz Eglin.

  1. Atividades físicas como aulas de ginástica ou dança online ajudam a aquecer o corpo. ...
  2. abraçar é uma das melhores maneiras de se aquecer. ...
  3. Alimentos ricos em gordura e proteína demoram mais para serem digeridos, o que faz com que você se sinta mais aquecido ao ingeri-los, explica Smith.

Os músculos parecem ter um papel essencial nessa equação toda. O princípio básico é: quanto mais músculo, menos frio. Exatamente por isso que elas sofrem mais que eles nesse aspecto – em média, o corpo dos homens têm 45% de músculos, contra 25% das mulheres.

Disfunções hormonais
Pessoas com hipertireoidismo, fibromialgia, anidrose, diabetes mellitus ou hipogonadismo, por exemplo, podem apresentar mudança de temperatura e sensação de calor incomum.