Por que as pessoas julgam as outras?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Embora várias pessoas julguem outras por muitos motivos, geralmente elas fazem isso quando: Não conhecem bem ainda a outra pessoa; Não se identificam com as mesmas crenças, valores e comportamentos da outra pessoa; A pessoa ameaça a forma de enxergar a vida de alguma maneira.

Dicas para o julgamento alheio não te sabotar

  1. Tenha autoconhecimento. Conhecer-se é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que precisamos mudar. ...
  2. Evite comparações. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Identifique porque certos comentários incomodam. ...
  5. Não peça opiniões se não estiver pronto para ouvir.

“Não julgueis e não sereis julgados”, diz taxativamente Jesus. “Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes” (Mt 7, 1-2).

Significado de Julgador
adjetivo Aquele que julga, que emite um juízo ou sentença; árbitro; juiz.

Parece comum ou natural o ato de julgar o outro, e também a si! Pode até ser comum, mas não saudável para nós mesmos julgar as outras pessoas. O ato de julgar tem muito de nós mesmos, particularmente do lado frágil ou dos chamados “defeitos”.

substantivo masculino Sujeito vaidoso, que tem uma opinião excessivamente boa, positiva e elevada sobre si mesmo; pretensioso: o autor é um presunçoso em termos culturais. Pessoa que se julga melhor que os demais; presumido.

Ao julgar alguém, corremos o risco de sermos injustos e cometer erros de interpretação. Além disso, julgar os outros pode levar a sentimentos negativos como raiva, ressentimento e hostilidade, que podem afetar nossa saúde mental e nosso bem-estar geral.

Quando um réu é julgado, ele só é julgado até o juiz e o júri se convencem da verdade. Depois disso, vem a sentença, mesmo que não seja verdade o que se afirma sobre o réu, mas se eles se convencerem que é verdade, então acabou o julgamento.

Quem insiste em julgar os outros sempre tem alguma coisa para esconder. Evita julgar os outros pela aparência. Quando você julga os outros, não os define, define a si mesmo. Alguns dizem "não julgue antes de me conhecer" e esquecem que os outros vão julgar, independente de conhecer ou não.

Opinar sobre uma roupa, um estilo, um argumento, uma foto ou até outra opinião são clássicos julgamentos que podemos observar em qualquer lugar, por exemplo. Sendo assim, julgar algo ou alguém é dar uma impressão, fazer um juízo de valor em cima de uma situação.

Mas quem é você para julgar o seu próximo? Portanto, você, que julga os outros é indesculpável; pois está condenando você mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.

Jesus Cristo nos julgará por atos, palavras e coração. Seremos julgados pelo que fizemos ao próximo, a nós mesmos e a Cristo. Não escaparemos em nada. Cada um de nós receberá a recompensa sobre cada feito.

Vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgares; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes”! Esta deve ser para nós uma regra de ouro!

Na Bíblia, a fofoca é sempre vista como algo mau, e detestável por Deus (Provérbios 6:16-19). As pessoas são sempre advertidas a tomar cuidado quando se faz uma fofoca, ou quando se anda com um fofoqueiro (Levítico 19:16).