Por que as pessoas guardam mágoas?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Além disso, às vezes você e a pessoa por quem você se sente injustiçado podem estar guardando rancor um do outro, exacerbando ainda mais o ciclo de amargura, raiva e culpa. Guardar rancor às vezes está relacionado aos pensamentos negativos automáticos e às distorções cognitivas das pessoas.

Mágoa é um sentimento comum dos seres humanos, caracterizado por uma sensação provocada a partir de um ato indelicado, decepcionante e de ofensa por parte de outrem.

É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Nunca guarde a mágoa no seu coração. Isso porque a mágoa vai fazer você se distanciar de Deus, vai fazer você se autodestruir. E Deus nos perdoa sempre que a gente pede perdão para Ele. É por isso que Jesus disse que se nós não perdoarmos os nossos inimigos, Deus também não nos perdoará.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

4 – Pressão Alta
Nossos sentimentos estão associados com a fisiologia do nosso corpo. Reprimir sentimentos pode gerar estresse, o que acarreta em maior taxa de atividade cardiovascular, podendo impactar diretamente na pressão arterial.

O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2). A Bíblia diz que Deus perdoa Seus filhos e não fica ressentido para sempre. Todos pecamos contra Deus e Ele tem todo direito de ficar ressentido contra nós para sempre mas Ele escolhe nos oferecer perdão (Salmos 103:8-10).

Mágoas é o plural de mágoa. O mesmo que: desprazeres, invejas, pesares, desgostos, dissabores, impurezas, máculas, ressentimentos, sofrimentos.

Cada pessoa lida com os sentimentos de forma diferente da outra. Contudo, reprimir nossas emoções pode ser perigoso, especialmente porque pode fazer com que essa sensação se torne ainda mais intensa. Quando a pessoa reprime uma emoção, significa que ela está tentando fazer com que esse sentimento não exista.

Quanto tempo dura a mágoa de uma pessoa? Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda ("ou mais") para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. A decepção é a consequencia da espera de que alguém fizesse algo de bom por você e essa pessoa falhou, gerando assim a mágoa.

Dicas para esquecer e superar

  1. Fuja do clico vicioso. ...
  2. Cuide de você ...
  3. Trabalhe sua autoestima. ...
  4. Aposte na ocitocina e dopamina. ...
  5. Perdoe e encerre a história. ...
  6. Dê tempo ao tempo. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Pelo contrário: se não os expressamos acabamos nos sentindo frustrados e, muitas vezes, levados ao estresse, a prejuízos cognitivos, afetivos e sociais. Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.