Por que as pessoas dizem que Deus não dá um fardo maior do que podemos carregar?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Acontece que quando o inesperado surge, ninguém, naquele momento, sabe o que fazer. Daí surge a frase acalentadora: "Deus não te dá um fardo que você não possa carregar. Se Ele te deu é porque Ele sabe que você aguenta”. A questão é que temos de aguentar.

As dependências químicas, ou seja, os vícios em substâncias psicoativas como álcool, drogas, tabaco, são fontes de fardos que carregamos e fazemos as pessoas à nossa volta carregar, porque familiares e amigos acabam tendo que lidar com os efeitos da dependência no convívio.

Para mim, carregar os fardos uns dos outros é uma definição simples, porém, vigorosa da Expiação de Jesus Cristo. Quando procuramos carregar os fardos uns dos outros, somos “salvadores no monte Sião” (Obadias 1:21). Estamos simbolicamente nos alinhando com o Redentor do mundo e Sua Expiação.

[Figurado] Aquilo que impõe responsabilidades (ex.: é um fardo ser o único ganha-pão da família ).

2 Levai as acargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém supõe ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não em outrem.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para a vossa alma.

O Senhor declarou: “Meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11:30) Em que sentido o jugo do Salvador é suave?

Fardo é o que cada um de nós precisa carregar, já uma carga é fora de nós, é sempre grande demais para uma pessoa carregar sozinha, devemos sim ajudar neste caso.

Sirva ao próximo
Eu sou o Senhor vosso Deus.” “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis da liberdade só para dar ocasião à carne, porém servi-vos uns aos outros pela caridade. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

Qual o certo? (1) No primeiro texto, Paulo diz: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2). A palavra “cargas” é a tradução do grego “baros”, que significa “peso”.

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

1) Do Italiano FARDA, que veio do Germânico FARAWJAN, “tingir, colorir”. 2) Do Francês FARDEAU, “carga, peso”, que viria do Árabe FARD, “peso que um camelo pode suportar”.

Quando deixamos a vida do próximo mais cinzenta, é ai que nos tornamos um fardo. O peso está na mágoa, tristeza, decepção que plantamos no coração das pessoas próximas a nós. Por isso, nos faria bem neste Natal analisarmos nossa vida e ver se não nos tornamos um fardo na vida de alguém.

17 Afia-se o ferro com o ferro; assim o homem afia o rosto do seu amigo. 18 O que cuida da figueira comerá do fruto dela; e o que vela pelo seu senhor será honrado. 17 Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Gálatas 6.2). Isto significa que o amor tem um novo significado para os cristãos. É fácil entendermos errado o que é o amor. Sentimo-nos mal por causa de alguém e já pensamos que amamos essa pessoa.

O vocábulo latino quer dizer mostrar força, e é formado pelos termos "ex" que significa fora, e "fortis", forte.

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Tudo posso Naquele que me fortalece. Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em Ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo; em Deus, eu confio e não temerei.

Continuar lendo O que é carregar fardo?