Por que as pessoas destroem a floresta?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os humanos estão cortando as floretas tropicais por muitas razões, incluindo:

  • madeira para uso próprio (móveis, construção de casas, etc.) ...
  • agricultura para pequenos e grandes fazendeiros;
  • terra para fazendeiros pobres que não têm nenhum lugar para viver;
  • pasto para a criação de gado; e.
  • construção de estradas.

A degradação da floresta resulta da fragilidade das árvores na fronteira das zonas desmatadas, de pequenos incêndios e da mortalidade de árvores devido a seca.

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como ...

Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

Superpopulação: O rápido crescimento populacional coloca pressão sobre os recursos naturais, o que resulta na degradação do nosso meio ambiente.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Causas do desmatamento
Alguns exemplos são expansão da atividade agrícola, atividade mineradora, aumento da exploração dos recursos naturais pela procura por matéria-prima, intensa urbanização e aumento das queimadas, acidentais ou intencionais, entre outros.

Países desenvolvidos que destruíram suas próprias florestas e desejam a preservação da Amazônia devem contribuir financeiramente para tanto, por meio do aperfeiçoamento de mecanismos como o sistema de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Ambiental (REED+), voltado para ajudar os países emergentes a ...

Se um dia a floresta sumir, muita coisa seria diferente. Pela mudança no regime de chuvas, a colheita das fazendas em grande parte do Centro-Oeste e do Sudeste seria bem menor. A mesma falta de chuvas impactaria a geração hidrelétrica e o abastecimento de água de parte da população brasileira.

As florestas fornecem água potável para mais de 33% das maiores cidades do mundo. A qualidade deste recurso, primordial para a saúde e o desenvolvimento rural e urbano, está vinculada com a gestão florestal. As florestas propiciam 40% de toda a energia renovável do mundo.

1) As florestas absorvem gases de efeito estufa
As florestas tropicais não apenas absorvem e armazenam dióxido de carbono. Elas também nos ajudam a estabilizar o clima global. Sendo mais preciso: sozinhas, as florestas tropicais têm o potencial de prover 23% do abrandamento natural do clima necessário até 2030.

Comprar produtos de empresas ambientalmente responsáveis, reduzir o uso de papel e o desperdício de alimentos e de água, reaproveitar os materiais que podem ser reaproveitados, fazer a coleta seletiva do lixo em casa, reduzir o consumo de carne, apoiar organizações do terceiro setor com atuação voltada para o meio ...

Na maioria das vezes, essas queimadas são provocadas pela ação humana de maneira criminosa. Os incêndios são muitas vezes iniciados por agricultores em áreas de pastagens, para renovação de pastos, e por grupos que causam desmatamento para eliminar vegetação rasteira e retirada de madeira para comercialização.

Em relação aos meios para substituir gradativamente o uso do fogo, o Projeto de Lei 11276/18, aprovado nesta quinta-feira (28) pela Câmara dos Deputados, lista tecnologias alternativas, como adubação verde; agricultura orgânica e agroecológica; permacultura; consórcio de culturas; rotação de culturas; sistemas ...

Amazônia: agricultores causam maioria das queimadas, e não índios e caboclos, diz cientista Carlos Nobre - BBC News Brasil.

O mesmo acontece que grileiros do Acre que estão migrando para Boca do Acre, município do sul do Amazonas. Logo, o grileiro, o desmatador da Amazônia que abre área para a pecuária são pessoas ligadas à atividade econômica, que expandem seus negócios por meio da devastação.

Mais de 90% do desmatamento que ocorre na Amazônia apresenta sinais de ilegalidade. Atividades ilícitas que destroem a floresta — incluindo extração ilegal de madeira, mineração ilegal e grilagem de terras — estão associadas a diversas práticas criminosas e ao acentuado aumento da violência na região.