Por que as personagens de Manoel Carlos se chamam Helena?

Perguntado por: levangelista3 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Mas por que toda protagonista se chamava Helena? O autor explicou que a resposta está na mitologia grega. O nome faz alusão a Helena de Troia, filha do deus Zeus e da mortal Leda, personagem conhecida por ser a mulher mais bela do mundo. “Foi Helena de Troia, e escolhi porque gosto do nome…

Presença constante nas novelas do autor Manoel Carlos, a atriz Lília Cabral nunca deu vida a uma tradicional Helena – nome escolhido pelo novelista para batizar a maior parte de suas protagonistas. Fãs de ambos, então, se perguntam com frequência: por que essa escalação nunca aconteceu?

Lilian Lemmertz em Baila Comigo (1981) - qual foi a melhor Helena de Manoel Carlos? A atriz Lilian Lemmertz foi a primeira Helena de Manoel Carlos. A personagem era protagonista da novela Baila Comigo, exibida em 1981 no horário nobre.

Ou seja, a Helena de Por Amor nutre um amor quase patológico pela filha. E, em nome dele, passa por cima de todas as outras pessoas ao seu redor. Com isso, sua atitude é muito mais egoísta do que nobre. Helena negou a felicidade dela mesma, de Atílio e do filho que tiveram juntos, para que Eduarda pudesse ser feliz.

Júlia Almeida recebeu o diagnóstico de epilepsia em 2010, mas apenas em 2018 decidiu tornar público o seu problema. Hoje, aos 37 anos de idade, a atriz não somente fala abertamente sobre a condição, como também usa sua visibilidade para informar, educar e conscientizar.

Helena e César começam a se acertar no meio da novela e oficializam a união com um casamento no último capítulo da trama.

Helena fica com Cézar - final de Mulheres Apaixonadas
Helena acaba se separando de Teo e no meio da trama começa a namorar com Cézar. No desfecho de Mulheres Apaixonadas, ela se casa com o personagem de José Mayer e ganha um final feliz.

Um dos principais dramaturgos do país, Maneco inventou toda uma gama de personagens femininas icônicas que compartilhavam o nome, Helena. Assim, o escritor criou uma marca bastante pessoal e reconhecida para seus folhetins, que se desdobraram a partir da musa da vez. No total, foram nove Helenas em sua carreira.

Julia Lemmertz encerrou o ciclo iniciado pela mãe, Lilian, e foi a última Helena de Manoel Carlos.

Ataque cardíaco

Na verdade, são marcas de nascença. “As pessoas não sabem muito bem o que é e têm curiosidade. Não são cicatrizes provocadas por acidente. Por uma questão estética, fiz um tratamento para amenizar as marcas e deixá-las mais discretas no vídeo”, explicou a filha de Manoel Carlos.

Além de “Mulheres Apaixonadas”, Manoel Carlos, o Maneco, é criador de grandes sucessos televisivos, como as novelas “Baila Comigo” (1981) e “Maria, Maria” (1978), e das minisséries “Presença de Anita” (2001) e “Maysa: Quando Fala o Coração” (2009).

Um dos meus projetos é escrever uma novela ambientada em São Paulo, onde nasci, mas isso nunca foi possível, por razões estratégicas”, revelou. O autor falou na época que contava que pudesse realizar esse projeto e ainda relatou possuir família em São Paulo.

A primeira e única Helena negra de Manoel Carlos foi interpretada pela atriz Taís Araújo.

Marcelo e Eduarda ficam juntos e pretendem adotar uma menina. Atílio decide ir embora, depois de descobrir a verdade sobre Helena e Eduarda. Na cena final, Marcelinho caminha junto com Eduarda e Marcelo, e depois corre para Helena e Atílio, reconciliados, sugerindo que o menino será criado pelos pais verdadeiros.

Lilian Lemmertz (1981)
A atriz, que tinha 33 anos na época e recém estreava na televisão, deu vida à personagem principal da novela Felicidade.

Ao contrário do que muita gente imagina, as cicatrizes que Júlia Almeida tem na região do pescoço não são resultados de nenhum acidente. Em entrevista ao jornal Extra em 2008, a atriz contou que as marcas "são de nascença" e que a acompanham desde sempre.

Vidinha terá um final feliz ao lado de seu amado depois que Heloísa (Giulia Gam) decide procurar tratamento. A personagem de Júlia Almeida sobrevive a tentativa de atropelamento causada pela irmã de Helena (Christiane Torloni) e vai viajar ao lado do namorado nos capítulos finais.

  • Maria Maya
  • Manuela Maya