Por que as pernas afinam com a idade?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

As pernas tendem a ficar mais finas porque, nesta fase da vida, ocorre uma mudança na distribuição de gordura e água do corpo, além de atrofia muscular, fazendo com que a gordura se instale na região da cintura. Já a caixa toráxica aumenta de diâmetro devido à perda de expansibilidade da mesma.

Calças e sapatos claros. Quer tirar a expressão de pernas finas, aposte em cores mais claras, tanto nas saias, quanto em calças e até nos sapatos. Assim como na maquiagem, cores claras tem o poder de ampliar, enquanto as escuras, de emagrecer.

Faça agachamentos com pesos.
Se coxas finas são o seu problema, esse exercício é para você. Fazer agachamentos é a melhor forma de inflar as coxas, e adicionar pesos (ou barras com anilhas, se preferir) torna o exercício ainda mais eficaz.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

A fraqueza nas pernas pode estar ligada a causas comuns, como exercícios físicos intensos ou falta de alongamento. Por outro lado, essa fraqueza também pode estar ligada a questões mais graves, como doenças neurodegenerativas e musculares.

No entanto, por condições genéticas, alguns indivíduos desenvolvem essa musculatura naturalmente, enquanto outros precisam suar a camisa para acabar com as famosas “canelas finas”. O problema é que grande parte das pessoas encontram certa dificuldade para ganhar massa muscular nessa região.

Lipedema - Eurofarma. O lipedema é o nome que se dá ao quadro de deposição anormal de gordura em glúteos e pernas e que pode vir acompanhada por edema ortostático¹, inchaço comum em mulheres que passam o dia inteiro em pé².

Ganhar massa muscular nas pernas: nível avançado

  1. Agachamento livre – 60 repetições.
  2. Agachamento com salto – 50 repetições.
  3. Afundo unilateral – 40 repetições (para cada perna)
  4. Agachamento isométrico – 2 minutos.
  5. Panturrilha em pé (40 repetições)

Segundo estudos, os melhores alimentos para ganhar massa muscular nas pernas e na verdade no corpo todo são: Carnes vermelhas, como carne bovina e suína. Carnes brancas como file de peito de frango e peixes como tilápia. Ovos, omelete.

Agachamento, leg press e stiff são bons exemplos de exercícios que trabalham a musculatura das pernas. Não tenha medo de pegar pesado com seu corpo. Tente levantar peso entre 75% a 85% do peso máximo que você consegue levantar de uma vez (75-85% do seu 1RM).

Os principais suplementos que podem ser usados para melhorar o desempenho e ganhar massa muscular são:

  1. Whey protein. ...
  2. Creatina. ...
  3. BCAA. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Caseína. ...
  6. Carnitina. ...
  7. L-arginina. ...
  8. Proteínas vegetais.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Musculação

Musculação. Como atividade aeróbica, ou seja, de curta duração e alta intensidade e exigência de força, a musculação é eficaz para engrossar as pernas. Além disso, as demais atividades que envolvem essa categoria, contribuem muito para o ganho de força do corpo em geral, influenciando na melhora dos seus pedais.

Construindo coxas grossas com exercícios clássicos

  1. Faça agachamentos. Este é o exercício essencial para quem quer coxas grossas. ...
  2. Faça afundos. ...
  3. Faça o levantamento terra com as pernas estendidas. ...
  4. Faça exercícios no leg press.

Alimentação para aumento de glúteos
Para alcançar o contorno desejado, pode ser interessante pensar em uma alimentação rica em gorduras insaturadas como abacate, oleaginosas e peixe, além de alimentos ricos em proteínas para potencializar o ganho de massa magra.

Exercícios para engrossar a canela e panturrilha: corrida, jogging, e caminhada Estes três são bons exercícios para os músculos da panturrilha, mas também trabalham todo o seu corpo, desempenhando um papel importante na construção de pernas bonitas e bem torneadas.

Carnes. As carnes vermelhas são ótimas fontes de proteínas, ferro e zinco. Esses nutrientes são muito importantes para o ganho de massa magra pois estão envolvidos no transporte de oxigênio e na produção hormonal, respectivamente.

Muitas vezes, a fraqueza nas pernas é produto do sedentarismo ou da fadiga muscular. Contudo, algumas doenças mais sérias podem estar relacionadas ao sintoma, como sarcopenia, hérnia de disco e esclerose múltipla.

O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. É um movimento bastante completo para quem tem o objetivo de engrossar as pernas, além de deixar o bumbum durinho.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento.

Continuar lendo Por que as veias afinam?