Por que as palavras troféu e lençóis são acentuadas?

Perguntado por: lbotelho . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Por fim, os ditongos abertos “éi”, “éu” e “ói”, com ou sem “s”, também têm acento na última sílaba: Anéis, cruéis, decibéis, hotéis, papéis, chapéu, troféu, herói, girassóis, espanhóis, lençóis.

Além de assinalarem a sílaba tônica, os acentos gráficos servem para indicar o timbre da vogal tônica.

Nas palavras proparoxítonas a tonicidade está localizada na antepenúltima sílaba, sendo representada por acentos gráficos. Isto quer dizer que todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, exceto aquelas que são de origem estrangeira, como “deficit”, “performance”, “habitat” e “superavit”, que são da língua inglesa.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

A forma correta é rainha. O i é acentuado oralmente, mas na escrita não tem acento gráfico. Esta vogal (i) quando seguida de nh dispensa o acento, de acordo com a regra para casos especiais como, por exemplo, bainha, moinho e campainha.

substantivo masculino Taça, placa ou outro objeto que recebem os vencedores.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.

A acentuação gráfica no português é determinada, de forma geral, pela tonicidade das sílabas. Isso significa que o acento é colocado na sílaba “mais forte” da palavra. Desta maneira, essa acentuação indicará a pronúncia e a sílaba tônica da palavra.

Ele é usado sobre as vogais -a, -e, -o para marcar que a pronúncia da vogal deve ser fechada. Um exemplo clássico para definir a diferença de pronúncia são as palavras: vovô e vovó. Quando o circunflexo é usado, ele faz com que o som da vogal seja emitido de forma fechada.

Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Quais são as palavras Oxítonas não acentuadas? As oxítonas não acentuadas são aquelas que já possuem a última sílaba tônica sem necessitarem de acentuação gráfica. Essa categoria de palavras são terminadas em -l, -r, -i, -u, -x, -im, -om e -um.

Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica. Assim, diferenciam-se das paroxítonas, que apresentam a penúltima sílaba tônica, e das oxítonas, cuja última sílaba é tônica.

Regra da paroxítona: acentuam-se as vogais 'a', 'e', 'o' das sílabas tônicas das palavras paroxítonas terminadas em -l, -n, -r, -x e -ps. Alternativa "b" – Paroxítona terminada em “o”. Alternativa "c" – Sucuri e caju não pertencem a essa regra, pois são terminadas em “i” e “u”, respectivamente.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.

Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.