Por que as freiras usam roupas diferentes?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Por que as religiosas usam hábito? O hábito religioso é uma roupa bela e distinta, mostrando que as irmãs consagradas são “noivas”, mas não num sentido mundano: elas são noivas de Cristo. Por isso mesmo, a beleza do hábito não é a mesma das vestes seculares; é, antes, uma beleza sobrenatural.

O hábito religioso delas lembra aos que os vêm a existência de Deus. É um sinal e um testemunho público da condição de consagrados e de pessoas que estão à serviço da comunidade, como servidores e missionários do Reino de Deus. As freiras não são religiosas porque usam o hábito, mas usam o hábito porque são religiosas.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

Como é que as freiras secam a roupa? - Convento.

O hábito religioso é uma roupa bela e distinta, mostrando que as irmãs consagradas são “noivas”, mas não num sentido mundano: elas são noivas de Cristo. Por isso mesmo, a beleza do hábito não é a mesma das vestes seculares; é, antes, uma beleza sobrenatural.

Durante a cerimônia de consagração, a candidata - que usa um vestido branco parecido com o de uma noiva - faz um voto de castidade eterna e promete jamais ter relações sexuais ou relacionamentos amorosos. As mulheres também usam uma aliança de casamento, simbolizando o matrimônio com Cristo.

Noviça é o nome dado às mulheres que estão prontas para ingressar no noviciado. Este é o período de aprendizagem e formação religiosa vivido por quem quer ingressar em uma vida profissional na fé. Este período é anterior ao juramento como freira que já é uma noviça consagrada.

Na tradição cristã, o véu era um símbolo de dignidade, castidade e virgindade. De modo mais geral, a questão do código de vestimenta feminina - e sua relação com a devoção e a observância dos códigos morais - faz parte do cristianismo e tem sido imposta ao longo dos séculos pelos chefes das Igrejas.

Para ser freira, ela explica que a interessada não pode ser casada (ou divorciada) e nem ter filhos com idade inferior a 18 anos. O primeiro passo é buscar o que é chamado de discernimento vocacional, que pode ser um acompanhamento personalizado ou em grupo.

Ainda que, sobretudo no Brasil, o senso comum lhes perceba equivalentes, as monjas se distinguem das freiras, uma vez que estas últimas desempenham atividades sobretudo ligadas ao apostolado ativo, seja na catequese, na assistência aos idosos e aos enfermos, em atividades educativas ou na animação pastoral; enquanto ...

As cornetas são um tipo de cobertura feminina para a cabeça que consiste essecialmente de um tipo de véu (hábito) que consiste num pedaço grande e engomado de tecido branco que dobrado para cima de forma que lembra cornos (em francês: cornes) na cabeça de quem a veste.

Pré-requisitos para tornar-se uma freira
Aqui subentende-se que você já sabe que é preciso ser mulher e católica, mas além disso, é necessário ser solteira. Caso você seja casada, deve-se obter uma anulação reconhecida pela igreja católica. Já as viúvas são vistas como solteiras aos olhos da Igreja.

Ligações externas

  • Freiras carmelitas (da Ordem do Carmo)
  • Freiras cistercienses (da Ordem de Cister)
  • Freiras ursulinas (da Ordem de Santa Úrsula)
  • Freiras concepcionistas (da Ordem da Imaculada Conceição)
  • Freiras clarissas (da Ordem de Santa Clara)

Religiosas dividem a rotina entre silêncio, preces e momentos de recreação. Sob clausura, de hábito preto e com uma rotina voltada ao silêncio, orações e trabalho, as monjas passionistas do Mosteiro São Paulo da Cruz, em São Carlos (SP), vivem de uma forma diferente da maioria das mulheres há quase 40 anos.

Monjas budistas normalmente vestem um colete e uma roupa de banho. Na época de Buda, vestes monásticas eram remendadas com pedaços de pano para refletir a vida simples que os monges juraram viver.