Por que as formigas cortam as folhas das plantas?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Elas cortam e carregam as folhas, flores ou brotos de plantas até o seu ninho porque esse material é utilizado para a produção de fungos que são seu alimento. São capazes de desfolhar boa parte ou mesmo acabar com todas as folhas de uma planta.

Controle químico
O uso de produtos químicos é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Somente as colônias das saúvas muito jovens podem ser destruídas mecanicamente, por meio de escavação.

São verdadeiras fazendas. Elas levam as folhas para o ninho, limpam e cortam elas e as empilham para o fungo crescer. Além disso, as formigas espalham os esporos dos fungos para o multiplicar. Elas também carregam bactérias em seus corpos e as depositam sobre os fungos para protegê-los.

O sisal, o angico, a pimenta vermelha e a mamona podem ser usados como repelentes.

As formigas operárias constroem caminhos com um ferormônio, chamado de ferormônio de trilha que ajuda a guiá-las na volta para o formigueiro, para que consigam transportar as folhas que cortaram. Com o ataque, as plantas têm menos superfícies de folhas e, consequentemente, menos superfície para realizar a fotossíntese.

4 estratégias práticas para eliminar formigas das plantas

  1. Encontre o formigueiro. Antes de começar qualquer tratamento, é importante encontrar o formigueiro. ...
  2. Utilize borra de café ...
  3. Cultive espécies de plantas que repelem formigas. ...
  4. Confira se outras pragas agrícolas estão presentes nas plantas.

Detergente + água
Ao invés de apelar para inseticidas ou pesticidas, a orientação é utilizar detergente. “Misture um litro de água com um copo pequeno de detergente neutro ('pode ser aqueles copos de requeijão') e coloque em um borrifador. Aplique o produto direto no pano para realizar a limpeza”, receita Haka.

DETERGENTE COM VINAGRE
"Além de afastar as formigas, essa mistura ajuda até a tirar gordura do fogão", lembra Lucy Mizael. Ela destaca que o borrifador com a mistura pode ficar de fácil acesso para usar sempre. PRÁTICA: Coloque 500 ml de água, 150 ml de uma mistura entre vinagre e álcool, mais 100 ml de detergente.

Um dos fatores que contribui com o prejuízo gerado pela presença de formigas cortadeiras diz respeito ao horário em que elas costumam"trabalhar?, que é no período da noite. A reprodução ocorre entre os meses de setembro e outubro, quando deve ser iniciado o manejo correto, estendido até abril ou maio.

Elas podem fazer seus ninhos em cima das árvores, ao lado de tocos, e dependendo da espécie, utiliza galhos e folhas para na construção. Além da terra solta, os formigueiros são compostos também por carreiros e olheiros de abastecimento, que se localizam perto ou distante.

Os inseticidas mais utilizados são o fipronil e a sulfluramida.

“As formigas passam por lugares contaminados, como lixo e esgoto. Por isso, carregam em suas patas: bactérias, fungos e micróbios responsáveis por infecções intestinais e estomacais, principalmente as gastrointestinais, como diarreia e vômito.”

Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.

FUNGOS

AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO. AS FORMIGAS CORTADEIRAS NUTREM UM FUNGO COM PEDAÇOS DE VEGETAIS.

As folhas foram à parte das plantas mais preferidas para o forrageamento ao longo do período de estudo.

Klerat Mata Formigas
Ele pode ser usado para acabar com diversas pragas urbanas. Inclusive, é uma das recomendações para acabar com formiga cortadeira.


Por isso, misturar um pouco do próprio açúcar com bicarbonato de sódio e deixar em um potinho nos cantos de casa certamente é uma boa dica. As formigas irão carregar o bicarbonato de sódio para os seus ninhos, o que aumenta as suas chances de acabar com mais insetos de uma vez só. Corte o mal pela raiz!

Insetos são animais sensíveis às mudanças na pressão atmosférica. Portanto, eles sabem antes de chover que a chuva está a caminho. Assim, começam a partir antes da torrente de água. Esse comportamento dá origem a um fenômeno conhecido como revoada, quando vemos uma nuvem de insetos voando pelos céus.