Por que as fezes fedem tanto?

Perguntado por: ipinho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O cheiro das fezes é normal e comum e tem relação com as bactérias do intestino. Tudo o que comemos vai para o intestino e as suas bactérias acabam gerando compostos sulfurosos no momento da digestão. Dependendo do que é ingerido, o coco pode ter um cheiro mais forte ou não.

Fezes tipo 6 e 7 são consideradas diarreia, sinais de trânsito intestinal acelerado, prejudicando a absorção de água e nutrientes. Pessoas que apresentam fezes desses tipos devem procurar um médico.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

introdução do dedo ou supositório na região do ânus para relaxar a musculatura facilitando a saída das fezes. Precisa procurar um médico para descobrir a causa do problema, como contração paradoxal do ânus. Precisar retirar as fezes com o dedo não é normal.

7 principais tipos de cocô (e o que dizem sobre a saúde)

  1. Pequenas bolinhas duras. As fezes do tipo 1 são caracterizadas por pequenas bolinhas duras e separadas como coquinhos, sendo normalmente duras para sair. ...
  2. Linguiça encaroçada. ...
  3. Linguiça com rachaduras. ...
  4. Salsicha lisa e macia. ...
  5. Pedaços macios. ...
  6. Massa pastosa e fofa. ...
  7. Diarreia.

Quando o cocô afunda, quer dizer que o peso dele é mais denso do que a água. Já a excreção que flutua, menos densa do que a água, pode estar cheia de gordura, podendo indicar uma doença grave. As fezes ainda podem boiar pelo excesso de gás, presente em alimentos com fibras.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes. Elas ficam no reto, que tem 15 centímetros de comprimento, em média. Quando 30 gramas de cocô se acumulam no local, o esfíncter interno se abre para liberar as fezes, enviando um alerta para o cérebro de que é hora de visitar o banheiro.

O diagnóstico é feito pelo médico através da análise dos sintomas e, em alguns casos, por palpação da região do ânus e reto. Podem ainda ser pedidos exames de imagem, como raio X do abdômen, especialmente se existir suspeita de fecaloma localizado no intestino, ao invés do reto.

Abaixo, veja os alimentos que deixam as fezes duras para saber o que evitar em quadros de constipação intestinal.

  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Laticínios. ...
  • Doces açucarados. ...
  • Carnes vermelhas gordurosas. ...
  • Cereais. ...
  • Frutas com casca/bagaço.

Não use o vaso sanitário, e sim um recipiente ou superfície (como um bidê ou o próprio chão) forrada com folhas de papel ou plástico. Utilize uma colher descartável ou a pazinha que vem junto com o pote para coletar um pouco do material.

05 de outubro de 2020

  1. Farelo de trigo. Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. ...
  2. Ameixa. ...
  3. Mamão. ...
  4. Farelo de aveia. ...
  5. Água. ...
  6. O que comer é tão importante quanto o que não comer.

Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

Flavio Steinwurz – Normalmente, quando comemos, todos temos vontade de evacuar, porque o intestino se movimenta após a refeição, mas é um reflexo simples, tênue. Nos indivíduos com colite, esse reflexo é intenso e ele tem urgência de ir banheiro.

Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.