Por que as escravas eram chamadas de ama de leite?

Perguntado por: lmarques . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Era comum a mulher ter um filho atrás do outro. Muitas vezes filhos nascidos mortos. Enfim, as jovens mães padeciam a cada gravidez. Portanto, a escrava ama de leite era chamada da senzala à Casa Grande para ajudar franzinas mães de quinze anos a criarem os filhos.

[4] Mucama [Do quimb. mu'kama, 'amásia escrava'.] Substantivo feminino. 1.

Consideradas como se fossem da família, a presença constante das chamadas mães-pretas tinham suas histórias entrelaçadas com a vida das crianças que, apesar de não terem sido seus filhos legítimos, eram amamentados e criados com afeto e dedicação extremos.

Portanto, a escrava ama de leite era chamada da senzala à Casa Grande para ajudar franzinas mães de quinze anos a criarem os filhos.

Mulheres livres e imigrantes recém-chegadas, por sua vez, também conseguiam o sustento como nutrizes. “A princípio, a ama foi identificada como uma forma de suprir os desejos ou necessidades de mães que se opunham ao aleitamento ou estavam impedidas de realizá-lo.

"Mãe Preta" era o nome dado às escravas cujo trabalho era ser amas-de-leite e cuidadoras dos filhos dos senhores brancos na época da escravidão, em detrimento aos cuidados dos seus próprios filhos.

As escravas negras ficaram conhecidas como mulheres que devido ao seu porte físico e características raciais, poderiam dar o peito para os filhos dos senhores. Elas eram obrigadas a rejeitarem do leite materno sua própria prole, o que aumentava os índices de mortalidade entre as crianças escravas.

AMA DE LEITE - CERRIDWEN (SAGRADO FEMININO)

Fórmula MagistralUnitário
Solução oral (manipulado e diluído para pronto uso) 30 mLR$ 25,00
Adicionar ao Carrinho

“A gestação para as escravas era um problema, pois, uma vez grávidas, elas não recebiam tratamento adequado e as condições eram as mais severas possíveis. Eram obrigadas a trabalhar e o esforço físico muitas vezes levava ao aborto natural, ou as crianças morriam depois de nascidas.

Vivendo em propriedades escravistas, os filhos livres das escravas foram mantidos em quase sua totalidade na mesma condição servil dos cativos de fato. Nas primeiras horas da manhã, mulheres e homens escravizados saem com suas peneiras para a colheita de café, levando suas crianças.

Podem-se distinguir dois tipos de trabalho escravo com características próprias: o produtivo, nas lavouras ou nas minas, e o doméstico.

Essas mulheres trabalhavam como amas de leite para mais de uma família ao mesmo tempo. Seus filhos, quando proibidos de morar com a mãe, eram vendidos, doados, abandonados na rua ou na Roda dos Expostos.

Empregada doméstica que cuida de crianças, após o período de amamentação; ama, babá. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : amas-secas .

Além de escolas, o leite Lactomil chegava também a famílias de baixa renda. O alimento era comprado para merenda escolar (via Secretaria da Educação, Seed) e para o programa Leite das Crianças (via Secretaria da Agricultura, Seab).

Secretamente, proprietários de escravos estupravam as mulheres escravizadas e quando a criança nascida crescia e alcançava uma determinada idade onde já pudesse trabalhar nos campos, eles tomavam seus própri... os filhos e transformavam em escravos.

O termo ama deriva da língua basca e significa mãe. A ama era responsável por cuidar de todos os detalhes envolvendo o bem-estar da criança, como alimentação, higiene e vestimenta. Frequentemente também cuidava de aspectos lúdicos ou educacionais, entretendo a criança com brincadeiras ou contando-lhe hitórias.