Por que as entidades fumam?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 1 de março de 2023
4.7 / 5 11 votos

Prandi diz que a fumaça dos charutos é uma herança indígena usada nos rituais de cura para canalizar energia e fluidos na limpeza espiritual. Agora, explica o professor aposentado da USP, os guias podem usar as mãos, como nos passes dos médiuns kardecistas.

O fumo é utilizado como meio de descarrego, agindo sobre os chacras das pessoas. É utilizado como componente para defumação, onde conjuga o fogo e a fumaça para a destruição dos campos magnéticos negativos, vinculados tanto à obsessões quanto à demandas realizadas contra quem quer que seja.

Conheça Maximón, santo da Guatemala que é mulherengo, fumante e bebedor - 22/09/2022 - UOL Nossa.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.

Já que estamos falando do cigarro, um dos odores que mais as pessoas relatam sentir é justamente o odor do tabaco. Muitos sentem também o odor de álcool e, quando isso ocorre, é muito provável que existam espíritos alcóolatras rodeando a pessoa. Há histórias de Chico Xavier a esse respeito.

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa. Neste caso, a água entra como um escudo contra o mal. Os banhos litúrgicos chamados de àgbos, amacís e omierós, são a junção do ejé ewé (sangue das folhas) com o àse (força) das águas.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons. Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".

O portador do axé é Exu. É neste sentido que Exu costuma ser muito representado fumando cachimbo e tocando flauta. Ele fuma o cachimbo como quem absorve as oferendas, e toca a flauta como quem restitui o axé; a energia vital.

Assim, tanto na umbanda quanto no candomblé existem tratamentos espirituais para auxiliar seus fiéis a se afastarem do consumo de drogas psicoativas (BARBOSA, 2021).

Aquele que descumprir o preceito deverá fazer a maioria dos processos da iniciação novamente, pois não valerá de nada se ele não cumpriu o preceito, além de não merecer o sagrado, pois prefere se divertir nos prazeres carnais ao invés de colocar o orixá em primeiro lugar.

Combater o desejo por cigarro
Reze para São Tomé e prometa guardar o dinheiro do cigarro de um mês para doar a uma instituição filantrópica, se conseguir largar o vício. Logo ao acordar, reze três Pais-Nossos e ofereça ao santo.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Quiumba ou Quiumbanda (também escrito Kiumba ou Kiumbanda) é um conceito religioso presente na Umbanda, que basicamente significa espírito sem luz. Espíritos que por algum razão não encontraram seu caminho e mantêm-se presos à terra como espíritos obsessores devido atrasos em sua evolução.

Sorria sempre que tiver vontade, pois os espíritos obsessores detestam pessoas alegres.

Fumar por muito tempo pode resultar em degeneração do cérebro, prejudicando a memória, o aprendizado e o raciocínio. Um estudo realizado pela universidade King's College London, no Reino Unido, traz à tona um outro olhar sobre os riscos do fumo. A pesquisa observou mais de oito mil pessoas com mais de 50 anos.

Mesmo permitido pela nova legislação, que abre exceção para templos religiosos em que o fumo ou a fumaça façam parte do ritual, os caboclos, boiadeiros, marinheiros, pretos velhos e demais entidades daquela crença aboliram o charuto, o cachimbo e a cigarrilha das rodas de jira.

Trecho de um dos pontos cantados desta corrente, os Pretos-Velhos possuem o hábito de fumar, ou “pitar” como eles chamam, o cigarro de palha e o cachimbo.