Por que as empresas existem resumo?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Economistas podem dizer que as empresas existem para fornecer produtos e serviços e assim tornar a vida humana mais fácil e agradável. Políticos, por sua vez, parecem acreditar que as empresas existem para servir ao bem comum: criar empregos e assegurar uma plataforma econômica saudável para todos.

Os objetivos de uma empresa são as metas a serem atingidas no desenvolvimento de uma atividade. O seu estabelecimento depende de vários fatores. Entre eles, destaca-se o ponto de partida da organização (seja uma empresa nova ou com anos de experiência, os recursos de que dispõe, etc.) e a sua atividade principal.

De modo geral, as empresas surgem para promover soluções que geram mudanças na realidade de pessoas e/ou comunidades mais vulneráveis, oferecendo, por exemplo, capacitação, emprego e oportunidades de tratamento de saúde, atuando na preservação ao meio ambiente, entre outras frentes.

É óbvio que o principal objetivo da maioria das empresas privadas é o lucro. No entanto, as pessoas precisam mais do que isso para se sentirem motivadas: elas precisam acreditar em algo, orgulhar-se de fazer parte e realmente se conectarem com o todo. Conexão gera confiança nas decisões, nos processos, na empresa.

Assim, a empresa surge como uma relação entre a atividade econômica, a organização, a alocação de trabalho e os riscos, merecendo tratamento legislativo e judicial diferenciado.

Como apresentar uma empresa?

  1. Mostre o que sua empresa faz para resolver problemas. ...
  2. Apresente dados e fatos que comprovam o sucesso de sua empresa. ...
  3. Enfatize os seus diferenciais. ...
  4. Repita a solução principal e convide para uma reunião.

Empresas. As empresas também desempenham papel importante dentro da economia na medida em que elas oferecem seus produtos e serviços para as famílias. Elas, portanto, desempenham o papel de produção dos bens e dos serviços. A função das empresas, embora sejam instituições, ficam a cargo dos empresários que as possuem.

Objetivo pode ser um adjetivo ou um substantivo e significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo ao objeto, que é concreto e existe independentemente do pensamento. Um objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações.

O que são valores de uma empresa? Os valores de uma empresa são, em essência, suas crenças, filosofia e princípios que orientam negócios e atividades. São a motivação, o direcionamento, o posicionamento, o agir com foco nos objetivos e com ética.

Elas aumentam consideravelmente a geração de empregos no país uma vez que são responsáveis por 60% dos quase 100 milhões de empregos existentes no país. Gerando empregos, as micro e pequenas empresas ajudam a reduzir as desigualdades sociais.

Organizações existem para gerar valor para os stakeholders.
Gerar valor para o acionista por meio dos propósitos é, então a única maneira de garantir a “perenidade da organização”. Uma empresa que perde a capacidade de gerar valor para os acionistas está ferida de morte e caminha para a extinção (ou insolvência).

Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders. O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.

Como definição geral, um propósito é o motivo pelo qual se tem uma grande vontade de alcançar um objetivo. Assim, uma pessoa pode ter como propósito oferecer melhores condições de vida para a família, por exemplo. E as empresas também podem ter propósito.

A empresa é uma instituição relativamente nova no mundo econômico. Nasceu com a Revolução Industrial, ou melhor, é a expressão econômica dessa revolução.

Daí a origem do setor de departamento pessoal. A aprovação da Lei 5.452 em 1943, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), obrigou o DP a obter certa especialização para não deixar as falhas de organização e pagamento prejudicarem as empresas, e soma isso à capacidade de contratar pessoas para outros setores.