Por que as corujas gritam à noite?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A audição apurada serve para auxiliá-la na detecção das presas, através de ruídos. O voo silencioso se deve às penas macias para aproximar-se de suas presas sem serem percebidas. E as vocalizações lúgubres são para comunicar-se com outros indivíduos de sua espécie ou espantar competidores do território.

Uma das superstições mais populares no Brasil é da coruja suindara (Tyto furcata), algumas pessoas acreditam que a suindara (ou qualquer outra coruja) anuncia a morte quando voa sobre a casa de doentes ou pousa em seu telhado, atraindo a morte. Infelizmente, histórias assim geram muita aversão, preconceito e medo.

A coruja, por exemplo, tem muita procura por gente que gosta de ambientes mais sóbrios, que gostam de leitura e reflexão. A compra desses objetos também pode significar o que a pessoa deseja, como a sabedoria que a coruja retrata. E o sapo também é bem conhecido por trazer sorte", diz a lojista.

"Se olhar diretamente nos olhos de uma coruja, ela vai te bicar!" Você já ouviu essa "Ideia de Girino"? Muitas pessoas acreditam que por apresentarem esses olhos grandes, garras, um bico curvo e essa face aparentemente sem muitas expressões; as corujas são animais que estão sempre de prontidão para um ataque.

Sobre o canto, as corujas assim como outras aves, cantam para se comunicar com outras corujas. No período reprodutivo elas vocalizam com mais frequência, normalmente para defender o território do ninho ou para conquistar um (a) parceiro(a).

Seus chirrios (sejam um, dois, três ou mais) servem apenas para marcar território e espantar algum animal estranho que se aproxime. Hoje, eu sei que quando alguém escuta três pios de coruja pode ser um mau agouro...

Os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte.

A coruja é notívaga, e como os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico, ela era vista como símbolo da busca pelo conhecimento. Que a coruja fotografada seja o bom augúrio, o do conhecimento que derrube todos os muros, os visíveis e os invisíveis.

A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. Outras ainda utilizam como “dormitório” torres de igrejas, telhados e forros de casas velhas.

Associada ao orixá Xangô, a coruja na Umbanda está ligada à justiça e à retidão. Evocar sua força pode ajudar em questões legais ou mesmo em situações menos burocráticas, mas nas quais você tenha se sentido injustiçada ou menosprezada de alguma forma.

Mães, pais e parentes que sempre elogiam de maneira exagerada os seus.

Expectativa de Vida em Cativeiro: aproximadamente 20 anos.
...
COMPARTILHAR.

TAXONOMIA
ClasseAves
OrdemStrigiformes
FamíliaTytonidae

Sensível, a coruja gosta também de receber carinho e atenção do criador. Entretanto, como não é de fazer amizade com outras aves, a não ser da própria espécie, o melhor é não misturar com criações diferentes. Além disso, como tem garras, pode causar ferimentos em quem não manipulá-la com calma e delicadamente.

As corujas normalmente não gostam de barulhos altos quando estão caçando. Tente amarrar latas de alumínio em um cordão e bater nelas da cozinha ou da varanda para afastar a ave. Outra opção é construir uma matraca de madeira com dois pedaços de 50 cm de comprimento para fazer um barulho enorme ao batê-las.

Procure por corujas que morem por perto.
Após ouvir a voz de vários tipos de corujas, dedique um tempo para procurá-las visualmente com a ajuda de um livro de aves da região em que você mora. Acesse o site Casa dos Pássaros para ver fotos e informações das espécies de coruja mais comuns.

Símbolo da sabedoria, da filosofia e da pedagogia, devido à inteligência, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potentes, as corujas estão entre as aves de rapina protegidas por lei em vários países — bem como por tratados internacionais. No Brasil, maus-tratos à fauna silvestre são proibidos pela Lei 5197/67.

Principais motivos são a menor poluição sonora, a baixa temperatura e o vento mais calmo, que ajuda na transmissão do som. Há vários motivos pelos quais os pássaros cantam. Principalmente ao anoitecer. Por um lado, temos a poluição sonora, que diminui quando começa a escurecer.

O canto sequencial emitido pela coruja caburé (Glaucidium brasilianum) é talvez um dos mais atrativos para a maioria das aves, ou melhor, temidos. Onde tem caburé, para o passaredo é sinal de perigo. O motivo é simples, apesar do porte pequeno, a corujinha é uma predadora e caçadora por excelência.

Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.

É comum nesta época do ano o paulistano ouvir lá pelas 2 e 3h da madrugada o belo cantar, que chega a atingir incríveis 70 dB (decibéis, que é uma unidade de medida do nível do som/ruído, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica) de um pássaro bem peculiar, o sabiá-laranjeira.

“Cantar do galo” era o termo usado por eles para o fim da terceira vigília, ou seja, três horas da madrugada. E “pela manhã” o modo como se referiam ao fim da quarta vigília, ou seja, às seis horas da manhã.