Por que as constelações são úteis para os seres humanos?

Perguntado por: elacerda8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais. Em 1930, o céu estrelado foi dividido de forma geométrica em 88 constelações a fim de facilitar suas identificações.

As estrelas de uma constelação encontram-se a diferentes distâncias da Terra, umas mais afastadas, outras mais próximas, e não formam grupos verdadeiros. Os astrônomos dividem o céu em 88 constelações.

Uma constelação consiste em um conjunto de estrelas e outros objetos celestes em uma determinada região do céu. O desenvolvimento de aparelhos de observação astronômico proporcionou maior precisão na identificação das constelações e, conforme a União Astronômica Internacional (UAI), existem 88 delas registradas.

Proporciona alívio emocional, pois, através da técnica, o indivíduo poderá dar o primeiro passo para resolver os problemas identificados. É possível resolver problemas familiares e restabelecer a paz. Para realizar a Constelação Familiar, o profissional precisa ter um curso de especialização.

Assim, a constelação o ajuda a trazer uma nova consciência sobre o que pode ser trabalhado. Por isso, ela não atua como uma terapia e sim como uma luz sobre o que está acontecendo, e sobre o que você precisa agir para solucionar seus problemas.

Constelação Cassiopeia. Imagem: Korrigan/Orthogaffe.

No Brasil, a constelação mais popular é a Constelação de Órion ou parte dela, mais conhecida como Três Marias. As Três Marias representam o centro desta constelação e ao localizá-las pode-se facilmente visualizar toda a constelação.

Órion

Constelações que podem ser vistas no Brasil
Órion: Ela pode ser vista durante todo o verão e facilmente identificada no céu pela presença das Três Marias, que juntas formam o cinturão de Orion.

Distanciada a aproximadamente 4,4 anos-luz de nós, Alpha Centauri é nossa vizinha mais próxima.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu.

Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio estarão visíveis no céu noturno oriental nas primeiras horas deste 17 de junho. Nas primeiras horas de sábado, 17 de junho de 2023, um alinhamento de Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio será visível no céu noturno oriental.

Povos indígenas de todo o mundo - do Egito à América, sempre utilizaram as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como bússola para orientação. Normalmente associadas aos rituais das tribos, as constelações indígenas foram fundamentais para a sobrevivência de diferentes etnias.

O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu.

Na medicina, o método terapêutico da Constelação Familiar Sistêmica está sendo utilizado com o objetivo de descobrir a causa de doenças. Quando o paciente toma consciência da origem dos seus males físicos e mentais, as possibilidades de cura tornam-se maiores.

Bom, qualquer pessoa pode se tornar um constelador familiar. Aprender os conceitos da técnica de Bert Hellinger é possível para qualquer um, a formação de constelação familiar é bastante abrangente e não impõe nenhum tipo de requisito prévio para quem deseja se tornar um constelador.

A Constelação Familiar não é uma profissão regulada, ela é uma ”atividade econômica”. Então, legalmente falando qualquer um pode abrir uma página no Facebook agora mesmo e dizer-se constelador e consteladora. Não há impeditivos para isso.

Quando se trata de um sintoma físico, é necessária uma intervenção médica. A constelação vem para auxiliar a solução, para ampliar o olhar e para que a pessoa consiga ver luz e dar um próximo passo. Um sintoma sempre vem para trazer algo importante. Por isso precisa ser visto dessa maneira.

As constelações são regiões da abóbada celeste onde as estrelas são ligadas por linhas imaginárias que formam figuras. A constelação da Ursa Maior é uma das mais famosas e distinguíveis constelações.

Hidra

Hidra (Hya)
Hidra é a maior constelação da esfera celeste. Estende-se por mais de um quarto do céu, passando perto de constelações como, a Balança, o Centauro, o Corvo, a Taça, o Sextante e Câncer.

Cruzeiro do Sul

A constelação Cruzeiro do Sul (ou Crux) é considerada a menor dentre as 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês).