Por que as árvores são muito importantes para uma cidade?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.

Resumo: A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ...

Estudos mais recentes mostram que as árvores fazem muito mais do que simplesmente fornecer sombras e frutos, fazem mais do que transformar gás carbônico em oxigênio ou armazenar carbono... Elas são prestadoras de serviços e nos presenteiam com eles, todos os dias, de forma gratuita!

Porém, a redução do número de árvores e de áreas verdes, que muitas vezes dão lugar aos prédios, ruas e avenidas, comprometem a manutenção do microclima e da fauna, além da capacidade natural de redução de materiais tóxicos no ambiente. O resultado é uma pior qualidade de vida dos habitantes.

Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a umidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.

A arborização urbana exerce inúmeras funções ambientais e socioambientais, dentre elas a manutenção e ampliação das Áreas Verdes Urbanas, a proteção de diversas espécies da fauna e a tutela do bem-estar e da qualidade de vida das presentes e futuras gerações de populações das cidades, razão pela qual se apresenta ...

Essas áreas são essenciais à manutenção da vida, pois contribuem com a qualidade do ar, o equilíbrio climático, a manutenção da flora e fauna, o controle de erosão e retenção de sedimentos, a formação do solo, a ciclagem de nutrientes e a conservação da água.

A arborização urbana, definida como toda vegetação que compõe o cenário ou a paisagem urbana, é um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. Tecnicamente, a arborização urbana é dividida em áreas verdes (parques, bosques, praças e jardinetes) e arborização de ruas (vias públicas).

As árvores urbanas contribuem para a boa qualidade de vida nas cidades, por meio de inúmeros serviços ou processos ecológicos, destacando-se os seguintes: redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e estabilização da temperatura, redução do ruído e promoção de melhorias no bem-estar ...

As cidades verdes são locais onde as pessoas querem viver e trabalhar, agora e no futuro. Elas atendem as necessidades dos residentes, integram-se bem ao meio ambiente e contribuem com uma elevada qualidade de vida.

Oferece conforto térmico e melhoria do ar
Além disso, a qualidade do ar tende a ser melhor. Primeiro porque as plantas fazem fotossíntese, liberam oxigênio e ajudam nesse equilíbrio. Segundo porque áreas verdes, muitas vezes, tem a umidade do ar mais elevada, o que também é bastante positivo.

6 benefícios que as árvores nos dão

  1. combatem as alterações climáticas. ...
  2. fornecem “alimento” e matérias-primas. ...
  3. proporcionam sombra. ...
  4. poupam água. ...
  5. previnem a erosão dos solos. ...
  6. previnem a poluição das águas.

Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos. Ilhas sem árvores perderiam barreiras contra o avanço do mar.

Por outro lado, a falta de vegetação nas áreas traz conseqüências negativas para o meio ambiente urbano como: “alterações do clima local, enchentes, deslizamentos e falta de áreas de lazer para a população” (AMORIM, 2001 p. 38). Pode provocar processos erosivos nessas áreas e nos terrenos ao seu entorno.

A vegetação apresenta várias vantagens para o solo. Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade. Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas.

Apesar dos inúmeros benefícios que as árvores podem trazer para o meio ambiente e para a vida de todas as pessoas, muitas vezes acarretam problemas decorrentes do excesso de crescimento (altura, largura e raízes), interrupção na rede de energia elétrica, interferências em patrimônios públicos e privados, risco de queda ...

A interpretação do significado da Árvore da Vida pode variar de acordo com a cultura e a tradição. No entanto, em geral, é considerada um símbolo sagrado de sabedoria, conhecimento, proteção, força, abundância e rejuvenescimento.