Por que as aranhas encolhe as pernas quando morrem?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Ao morrer, a aranha poderia relaxar os músculos que ligam a parte superior à inferior da carapaça, diminuindo a pressão de hemolinfa para dentro das pernas, o que causaria a contração das pernas.

Viúva Negra

Viúva Negra (Gênero Latrodectus)
Quando derrubada, a aranha finge-se de morta ou tenta fugir, arrastando seu pesado abdômen; porém quando perturbada em excesso ou comprimida contra o corpo (por exemplo, dentro das roupas, ou nos lençóis durante o sono), pode picar com relativa facilidade.

Falando em veneno, mesmo que o chinelo não seja a sua primeira opção e você tente colocá-las para você, você deve ter muito cuidado, pois algumas espécies são muito perigosas. A aranha-marrom, muito comum no Brasil, é responsável pela maioria dos acidentes.

Os óleos de alecrim, eucalipto ou citronela ajudam a espantar esses animais. Basta borrifá-los em todos os cantinhos da casa”, orienta o engenheiro florestal. Você pode borrifar os óleos em quinas, atrás de móveis e em outros locais que as aranhas gostam de se esconder.

Alguns de seus inimigos naturais são pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, insetos, entre outros animais.

A aranha marrom, por exemplo, vive uma média de um ano, já uma aranha caranguejeira pode viver entre dois e cinco anos, com uma média de três anos para a maioria. Já as aranhas domésticas, as que costumeiramente encontramos nos cantos das paredes dentro e fora de casa, vivem uma média de 76 dias.

Sua longevidade é de até 10 anos.

aranhas-armadeiras

A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul.

Cada espécie de aranha tem características próprias, a aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer), também conhecida como aranha-das-bananas, é considerada uma das mais agressivas em todo o mundo.

Qual a aranha mais letal? Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.

As aranhas não gostam de óleo de hortelã-pimenta. Uma maneira fácil de as manter afastadas é arranjar um difusor com cheiro a menta ou então borrifar a casa com água com o mesmo cheiro. Um bom repelente para aranhas pode ser feito em casa: vinagre de maçã.

Assim, depois de deixá-las congeladas durante algumas horas, abra o recipiente, despeje álcool suficiente para cobrir a criatura — isso serve para se certificar de que ele não vá ressuscitar!

A confiança do hipócrita é comparada à teia da aranha (Jó 8:14). Sobre os ímpios, Isaías diz que eles “tecem teias da aranha” (Isaías 59:5), ou seja, suas obras e projetos são, como a teia da aranha, vãos e inúteis. A palavra hebraica aqui usada é 'akkabish, “um tecelão rápido”.

Geralmente à noite saem para caçar.

As aranhas também não ficam presas em suas teias porque apresentam unhas finas e muito delicadas. O aspecto das unhas ajuda a aranha a se equilibrar na teia, sem encostar na parte grudenta.

Geralmente, aranhas são atraídas por insetos que, por sua vez, são atraídos para áreas mais sujas como pilhas de lixo, migalhas no chão, ambientes que tenham algum líquido derramado, etc.

O animal tem oito patas, sistema circular aberto, exoesqueleto e é capaz de produzir seda. O corpo divide-se em dois: no cefalotórax ficam boca, estômago e cérebro, enquanto no abdômen estão coração, pulmões e órgãos reprodutivos.

Se não forem pesadelos ou aranhas reais, esse tipo de "visões" noturnas ao despertar chamam-se alucinações hipnopômpicas. É um fenômeno comum no limiar da passagem do sono para a vigília. Sempre se resolvem quando acendem as luzes.

Continuar lendo Por que o Luffy encolhe?