Por que aprender matemática por meio de jogos e mais fácil?

Perguntado por: cperalta . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.

Os materiais concretos e atividades de matemática auxiliam no ensino e aprendizagem, e são uma boa ferramenta para construir seu saber matemático. É necessário termos em mente que apenas o uso desses materiais não garante a aprendizagem, e é fundamental que o professor saiba como aplicar e avaliar esse exercício.

Comprovou-se que os jogos contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem e também para todas as áreas do desenvolvimento, pois num ambiente lúdico a criança aprende de uma maneira divertida, tendo a oportunidade de participar ativamente, refletir, seguir regras, questionar, enfrentar os desafios e ...

Desenvolver habilidades de raciocínio, como organização, atenção e concentração para a resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo.

5 jogos lúdicos de matemática para ajudar no aprendizado

  1. Jogo da memória com números. Que tal incentivar o aprendizado de matemática e ainda treinar o raciocínio e a memória? ...
  2. Sudoku. ...
  3. Jogo da trilha. ...
  4. Jogo de cartas. ...
  5. Boliche.

O jogo como um recurso pedagógico na área da matemática dará resultado plenamente satisfatório, pois o jogo faz com que os alunos se familiarizam rapidamente para dar início à atividade, ou seja, os alunos gostam de jogar para ver o vencedor, além de tornar a aula mais prazerosa.

Atividades fazem parte de propostas de planos de aula alinhadas à BNCC

  1. Jogo de Trilha: construção de sequência numérica. ...
  2. Jogo das 10 cartas. ...
  3. Boliche para adição, subtração e multiplicação. ...
  4. Jogo “tapão da tabuada” ...
  5. Jogo mais ou menos. ...
  6. Jogo da velha das dízimas periódicas. ...
  7. Jogo da memória.

Segundo a BNCC, os conhecimentos matemáticos são necessários para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua aplicação na sociedade contemporânea ou por sua potencialidade na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.

A aprendizagem matemática baseada em jogos digitais permite um maior envolvimento e engajamento dos alunos, pois eles são “atraentes”, não porque sejam “divertidos”, mas porque existe um valor nos problemas que eles precisam resolver como jogadores.

Os jogos didáticos têm grande importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois atuam no processo de apropriação do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências, o desenvolvimento espontâneo e criativo, além de estimular capacidades de comunicação e expressão, no âmbito das relações interpessoais, ...

O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. È por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.

Usando os jogos e brincadeiras as crianças estarão exercitando o cérebro para aprender de forma lúdica e prazerosa, e sentindo-se apta a realizar os desafios, buscar soluções para situações difíceis que aparecem no jogo, fazendo com que a criança raciocine, troque ideias e depois tome decisões.

Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.

Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Ao brincar, a criança se expressa de modo espontâneo, busca superar seus limites, cria novos meios de interagir com os jogos e brincadeiras e com outras crianças, aprende sobre si mesma e também sobre o outro. Além disso, adquire autonomia, aprendendo a resolver conflitos e seus próprios problemas.

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

O uso das tecnologias em sala de aula é uma forma de proporcionar um ambiente de aprendizagem diferente, em que os alunos podem desenvolver atividades, explorar diferentes formas de resolução de problemas, discutir com os colegas os possíveis resultados; enfim, permite que os alunos vivenciem experiências e apliquem a ...

O jogo matemático aliado à resolução de problemas, além de fazer com que o aluno sinta gosto pela disciplina, favorece à aprendizagem na área da matemática através das interações propostas, disciplina, ética, entre outros, possibilitando que a criança esteja inserida no meio social de forma crítica.

Metodologia: Iniciar a aula separando os alunos em dupla e organizando-os para a realização do jogo; Explicar as regras do jogo; Quando houver um ganhador conferir todos os cálculos e Resolver todas as operações que foram sorteadas, para a finalização da aula.