Por que apostar vicia?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ter na família alguém com um vício, seja em álcool, drogas ou em compras; Incentivo de amigos, influenciadores digitais e outras pessoas para apostar; Ter hábito de jogar desde criança; Ter algum outro vício.

Candy Crush é, possivelmente, a série de jogos mais viciante já feita para celulares.

Para muitas pessoas, apostar é apenas uma forma emocionante de valorizar o esporte e também ganhar alguns trocados. Entretanto, há aqueles que apostam em eventos esportivos como um engenheiro que constrói um prédio e um médico que faz uma consulta, ou seja, de forma profissional.

As drogas ativam, no cérebro, o circuito de recompensa, o que gera a sensação de prazer. Parte desse circuito é o sistema mesocorticolímbico, que tem como neurotransmissor principal a molécula de dopamina.

Transtorno do jogo compulsivo é doença
Quando uma pessoa sofre de compulsão, há um descontrole dos neurotransmissores, e o cérebro associa o jogo a sensações de prazer. Assim, quanto mais o jogador compulsivo aposta, mais dopamina o cérebro produz e melhor o indivíduo se sente.

O primeiro passo no tratamento para vício em jogos online é o diagnóstico adequadamente efetuado mediante avaliação profissional de um psiquiatra, que indica a melhor prática a ser seguida. Normalmente, os principais tratamentos estão voltados à psicoterapia, e podem ser feitos em clínicas especializadas.

Como requerer a curatela? A curatela é solicitada em um processo judicial e envolverá a escuta do curatelado, além das provas de que os seus gastos com jogos são acima do aceitável. Vale ressaltar que sem a determinação do juiz não é possível estabelecer a curatela do viciado.

A pesquisa aponta um dado interessante, os primeiros lugares na lista de jogos mais tóxicos estão DOTA e CSGO, ambos da empresa Valve Corporation, com taxas acima de 75% de má experiência durante as partidas. Assim, nessa lista também estão outros jogos famosos como Overwatch, PUGb e League of Legends.

Call of Duty, Fortnite e World of Warcraft são os games mais estressantes. É o que apontou uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Comfy Sacks. De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1000 pessoas, 61,5% de quem joga quase diariamente sente estresse durante os jogos.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

Jogo patológico é uma distúrbio psiquiátrico que se refere ao vício em jogar. Esse nome é dado porque o comportamento da pessoa é persistente e, apesar das consequências negativas que o ato pode trazer, ele é mantido. Nesse caso, o paciente se torna inapto para administrar o tempo e o dinheiro gasto.

O vício em games é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc.

A ludopatia é reconhecida como uma condição médica caracterizada pela compulsão de uma pessoa por jogos de azar, o que pode levar a graves consequências para o indivíduo: financeiras, sociais, físicas e emocionais.

Mas cada texto costuma ser relacionado a um tema específico da vida. No caso de vícios, o 87, 0 37 e o 56 são os mais requisitados. A sugestão é procurar um local tranquilo, onde não será incomodado e nem interrompido. Vale acender vela e/ou incenso, caso goste.

– Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.