Por que Apolo matou Aquiles?

Perguntado por: zgonzaga9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Precisamente por isso, Paris pôde, anos depois, matar Aquiles com uma flecha envenenada.

Aquiles era um guerreiro e semideus grego que foi morto ao tentar vingar a morte de um amigo em uma das batalhas e acabou atingido por uma flecha no calcanhar, seu único ponto fraco.

Então, o príncipe troiano, incitado por Apolo que desejava vingar a morte de seu filho Tenes, atira, escondido por detrás de uns arbustos, uma flecha guiada por Apolo, que acerta o calcanhar de Aquiles e mata-o.

A cidade foi destruída. Páris, Heitor e os principais campeões morreram em combate, assim como o melhor de todos, Aquiles, que recebeu uma flechada no calcanhar. Menelau levou Helena de volta para Esparta.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Não satisfeito em matá-lo, Aquiles amarrou o corpo de Heitor no seu carro e o arrastou pelo pó da planície até o acampamento grego, onde o deixou insepulto para ser devorado pelos cães famintos que rondavam o campo de batalha.

Quem conhece a história da Guerra de Troia, leu a Iliada de Homero ou apenas assistiu o filme Tróia (filme) (2004) sabe que Aquiles vence o confronto com Heitor. Aquiles é lembrado sempre como o herói grego grandioso e Heitor como o príncipe derrotado.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar. Segundo outra versão, Aquiles foi morto traiçoeiramente por Páris no momento em que ia se casar.

O Calcanhar de Aquiles
Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

Zeus

Zeus é conhecido como uma das divindades que formavam o panteão de deuses gregos. Dentro da mitologia grega, era considerado o deus mais poderoso e visto como aquele que comandava o Universo. Também era tido como o pai dos seres humanos e dos deuses.

Após matar Píton, Apolo ficou envaidecido de seu feito e vendo Eros, deus do amor, praticar arco e flecha começou a zombar dele dizendo que ele não tinha habilidades suficientes para manejar o arco. Ele também se gabou do feito de ter matado a serpente, e Eros, incomodado com as atitudes de Apolo, decidiu vingar-se.

No entanto, apesar de sua bênção, foi derrotado por Aquiles, o herói aqueu, que estava sob a proteção da deusa Atena. Apolo também é mencionado como um deus que deu sentido à flor de Jacinto, "um amor que vence a tristeza", e diz que ele fez quando ele morreu "ou seja, que ele tanto amava."

Clície era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo, o deus do sol. Como Apolo não correspondia ao seu amor, ela ficou debilitada e passou a sentar por vários dias no chão frio, se alimentando de suas próprias lágrimas e do orvalho. Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava.

Esta teve mais de dezenove filhos. Antes de nascer, sua irmã mais velha, Cassandra, previu que ele provocaria uma guerra que incendiaria Troia e a destruiria. Contudo, devido a uma maldição do deus Apolo de que ninguém jamais acreditaria nas previsões da princesa, ela foi desacreditada e considerada insana.

Helena escolheu Menelau, que graças a essa preferência tornou-se, além de seu marido, rei de Esparta. E a vida correu feliz e serena até o dia em que Páris, filho do rei de Tróia, Príamo, conheceu Helena e por ela se apaixonou.