Por que apenas o SO2 é solúvel em água?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

São solúveis em água (solvente polar) apenas as substâncias polares – SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE. O SO2, por ser polar, se dissolve na água. Professores: Luiz César Mota e Wellington Campos.

  • Água
  • Amoníaco
  • Etanol
  • Metanol
  • Glicerol
  • Ácido metanoico

Na natureza, a substância é liberada para a atmosfera por gases vulcânicos; dentre as fontes geradas pelo homem, destacam-se as atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como na fabricação de fertilizantes, na fundição de alumínio e aço, na produção de ácido sulfúrico e papel, bem como nas ...

Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Insolúvel: O ferro não se dissolve em água em nenhuma proporção.

O teste da solubilidade de uma substância orgânica é realizada em água, NaOH 5%, NaHCO3 a 5%, HCl 5% Fria, H2 SO4 concentrado. Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente. Esses testes podem fornecer três tipos de informação: A presença de um grupo funcional.

Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.

Os sais são compostos inorgânicos iônicos, formados por um cátion diferente do hidrônio (H3O+) e um ânion diferente da hidroxila (OH-1). Mesmo sendo compostos Iônicos (sofrem dissociação em água), eles podem ser solúveis ou praticamente insolúveis em água.

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

A polaridade de uma ligação e de uma molécula está relacionada à distribuição dos elétrons ao redor dos átomos. Se essa distribuição for simétrica, a molécula será apolar, mas se for assimétrica, sendo que uma das partes da molécula possui maior densidade eletrônica, então se trata de uma molécula polar.

O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.

Na natureza o SO2 é produzido por atividades vulcânicas, incêndios florestais, combustão do enxofre ou pirita ou oxidação de compostos voláteis de enxofre em função da decomposição de matéria orgânica. Pode ser formado, por exemplo, pela oxidação do sulfeto de hidrogênio pelo ar atmosférico.

O oxigênio é um ametal e possui a tendência de ganhar elétrons. Por apresentar seis elétrons na camada de valência, pela Regra do Octeto, o oxigênio precisa receber dois elétrons para tornar-se estável. Logo, um átomo de oxigênio precisa realizar duas ligações químicas.

O dióxido de enxofre é um composto covalente (formado por dois ametais) e sua fórmula estrutural é composta por dois átomos de oxigênio ligados a um átomo de enxofre, em geometria angular – o que explica sua característica polar e, por isso, sua alta solubilidade em água.

Ao entrar em contato com o oxigênio, o enxofre se transforma em dióxido e trióxido de enxofre. Este último reage com a umidade do ar e resulta na produção de ácido sulfúrico (H2SO4), o qual ainda pode reagir com a amônia do ar e formar sulfato de amônia.

Existe uma regra para solubilidade dos compostos, essa regra diz que não é possível ter uma solução ou mistura aonde os compostos não se misturem, para saber se os compostos se misturam define-se que: “Uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar.

Por exemplo, o açúcar, o álcool comum, a acetona e o ácido acético encontrado no vinagre são todos compostos polares. Portanto, todos eles se dissolvem na água e também se misturam entre si, originando misturas homogêneas.

- Solúveis: os solutos solúveis são os que possuem a capacidade de dissolução no solvente; - Pouco solúveis: os solutos pouco solúveis são os que não possuem tanta facilidade de dissolução no solvente; - Insolúveis: os solutos insolúveis são os que não possuem a capacidade de dissolução no solvente.

Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. Dentre as principais substâncias dissolvidas pela água, destacam-se os ácidos e os sólidos iônicos.