Por que aparece água viva no mar?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Com o aumento da temperatura da água, o ambiente fica propício à reprodução das águas-vivas, fazendo com que elas venham a aparecer com mais frequência nas praias, principalmente as adultas e maiores.

A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).

A água-viva é transparente, difícil de enxergar na água, passando frequentemente despercebida. Já as caravelas apresentam uma bolsa de cor púrpura ou azulada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível. Ambas são capazes de envenenar a pele humana.

Dicas para prevenir acidentes com águas-vivas
Pergunte ao bombeiro sobre as condições da água e se há presença de águas-vivas; Saia da água imediatamente ao avistar águas-vivas; Evite entrar no mar sozinho ou à noite; Não toque nos animais, mesmo aqueles que estejam aparentemente mortos na areia da praia.

Se o contato com a água-viva ocorreu na praia, a pessoa deve ser retirada imediatamente do mar e o ferimento lavado, sem esfregar, com muita água salgada. Compressas de água do mar e de soro fisiológico gelado são úteis, porque têm efeito analgésico.

A água do mar é o primeiro remédio
Assim, o primeiro cuidado é lavar a região com água do mar ou soro fisiológico, se disponível, para remover os tentáculos e aliviar a dor. Lembre-se de não esfregar a região, pois isso pode romper as estruturas que liberam veneno.

Outra forma de distingui-los é observar melhor as suas características físicas. Note que as águas-vivas são transparentes e é muito mais difícil vê-las quando estão na água. Já as caravelas têm uma bolsa de cor púrpura ou avermelhada, cujo nome científico é “pneumatóforo”.

Porém, parte dos animais perde essa capacidade ao atingir a maturidade sexual. Não é o caso da Turritopsis dohrnii. Essa espécie é literalmente imortal, sendo capaz de “voltar no tempo” repetidas vezes pelo resto da vida. Dessa forma, a água-viva não pode morrer de causas naturais, apenas por consequência da predação.

A água-viva é um animal marinho, invertebrado pertencente ao grupo dos cnidários. As águas-vivas apresentam uma camada de epiderme (externa) e uma camada de gastroderme (interna), separadas por uma espessa camada gelatinosa chamada mesogleia. São, portanto, animais diblásticos.

A água-viva tem como principais predadores alguns tipos de peixe, tartarugas marinhas e pássaros marinhos.

As águas-vivas existem há mais de 650 milhões de anos e há dezenas de espécies diferentes. Elas são animais marinhos, que podem variar de tamanho. Mas todas possuem um único formato de sino, e a grande maioria é transparente.

Fique atento: águas-vivas podem ser encontradas na areia da praia. As águas-vivas são animais pertencentes ao Filo Cnidaria.

Ainda, as praias em que mais foram vistas as águas-vivas, em especial a caravela portuguesa, foi o Balneário Piçarras, localizado no litoral norte de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros da região, essa elevada incidência está relacionada ao vento que sopra do quadrante Leste, chamado também de vento maral.

As caravelas marinhas são muito confundidas com águas-vivas, porém não são águas-vivas. Não são nem mesmo um único animal, mas sim uma colônia de indivíduos. Elas flutuam em mares tropicais e subtropicais, como nas águas do Índico, Pacífico e do Atlântico.

Aplicar vinagre branco
Após retirar os tentáculos, uma excelente estratégia para aliviar a dor e neutralizar algum do veneno é aplicar vinagre branco de cozinha diretamente no local atingido por 30 segundos. O vinagre contém uma substância, conhecida como ácido acético, que neutraliza o veneno da água viva.