Por que ansiedade faz chorar?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Isso porque o nosso corpo e a nossa mente são assaltados por sensações negativas as quais não conseguimos controlar totalmente. Além disso, a crise acontece subitamente em situações variadas, despertando a nossa preocupação e a das pessoas ao nosso redor.

Quando a tristeza se torna constante, pode ser um sinal de que seu organismo está precisando de ajuda, ou seja, quando falamos “doença” é porque aquele nível de tristeza já não pode ser tratado com um bom momento, ou mesmo, com a companhia de quem se ama.

Tanto na depressão quanto no transtorno de humor bipolar, o choro repentino acompanhado de tristeza ocorre porque temos uma baixa na produção de algumas substâncias que temos no cérebro, que são responsáveis pelo nossa sensação de bem-estar.

Quem desenvolve esse distúrbio de ansiedade sofre de uma doença psíquica e, através dele, é que se formam outros sintomas, tais como: falta de ar, medo súbito e intenso, aperto no peito, choro excessivo e outros mais que se resumem nas principais manifestações da ansiedade em excesso.

Ansiedade
Além disso, a pessoa ansiosa pode ficar irritada, ter falta de ar, aperto no peito, dores musculares, tensão, insônia e crise de choro.

Inspirar e expirar de forma profunda e discreta é o primeiro passo para controlar o choro. É possível respirar fundo sem que as pessoas percebam para se manter calmo diante de conflitos. À medida que o ar entra e sai dos pulmões a pessoa consegue se acalmar e se sentir relaxada.

A vontade de chorar pode ser seguida pela respiração acelerada. Logo, acalmar a respiração através da respiração profunda pode afastar ou diminuir a vontade de chorar. Além disso, respirar profundamente relaxa o corpo e a mente, dispersando tensões musculares e sentimentos incômodos.

É um reflexo psicogênico resultante da interação entre as áreas do sistema límbico do cérebro que regulam a experiência consciente das emoções internas e das respostas fisiológicas. Acredita-se que o choro possibilita o retorno da homeostase do organismo através da liberação de neurotransmissores e hormônios.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste dedepressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Por outro lado, passa a ser preocupante quando a pessoa manifesta sintomas físicos ou emocionais, tais como: grande preocupação com o futuro; dor de cabeça; hiperventilação (respiração rápida);

Os ataques de pânico podem sinalizar uma crise intensa de ansiedade. A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Ao ser acionada no cérebro, ansiedade desperta tristeza e frustração.

Continuar lendo Quem faz rir faz chorar?