Por que alguns materiais conduzem eletricidade e outros não?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O motivo pelo qual alguns materiais conduzem eletricidade e outros não é materiais de ligações metálicas são melhores condutores do que demais materiais. Ou seja, o tipo de ligação química que o material ou substância realiza, o caracteriza como bom ou mau condutor.

Os condutores são materiais que apresentam pouca resistência à passagem de corrente elétrica em seu interior quando sujeitos a uma tensão elétrica, em razão da baixa força atrativa entre os seus elétrons livres e o seu núcleo atômico, permitindo uma ótima condução de energia.

Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores. Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele.

Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas. Nesses materiais, os elétrons encontram-se, de modo geral, fortemente ligados aos núcleos atômicos e, por isso, não são facilmente conduzidos.

Resposta verificada por especialistas
Podemos afirmar que o açúcar não conduz corrente elétrica, mesmo sendo dissolvido em água açúcar, pois não é um composto iônico. Isso significa dizer também que o açúcar não produz íons em solução com carga positiva ou negativa.

A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.

Mas afinal, a água conduz ou não corrente elétrica? Água não conduz eletricidade! Na verdade a água pura pode ser considerada um isolante devido ao seu alto nível de resistividade. O que auxilia a passagem de corrente são as impurezas que contém nela.

Muitos componentes elétricos entram em curto quando molhados. Mas alguns líquidos — como o óleo de cozinha — conseguem dispersar o calor e agir como isolantes elétricos. Por isso surgiu a técnica chamada “Deep-Fried PC”, ou seja, um PC frito, pois ele é submerso em óleo.

Explicação: Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica.

Condutores e Isolantes

  1. Condutores. O que caracteriza o material bom condutor é o fato de os elétrons de valência (por exemplo, o cobre possui um elétron na última camada) estarem fracamente ligados ao átomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo. ...
  2. Isolantes. ...
  3. A resistividade dos semicondutores. ...
  4. Semicondutores.

Essa teoria da ligação metálica explica muitas propriedades dos metais, por exemplo, os metais são bons condutores térmicos e elétricos devido aos elétrons livres, que permitem o trânsito rápido de calor e eletricidade.

A variação na temperatura de um material condutor elétrico pode alterar sua condutividade. Essa variação ocorre em virtude da excitação térmica dos átomos dos materiais condutores, o que é diretamente proporcional à temperatura crescente.

O cobre é considerado um bom condutor pois possui uma grande quantidade de elétrons livres. Cada elétron se move a uma pequena distância até o átomo vizinho retirando-se fora de sua órbita.

Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons ou íons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade. É o mesmo que dizer que os condutores conduzem as cargas, ou facilitam, a sua passagem e que os isolantes a isolam.

Os metais conduzem eletricidade porque têm “elétrons livres”. Ao contrário da maioria das outras formas de matéria, a ligação metálica é única porque os elétrons não estão ligados a um átomo específico. Isso permite que os elétrons deslocalizados fluam em resposta a uma diferença de potencial.

A madeira se trata de um material que não possui elétrons libres ou íons dificultando muito a passagem de elétrons, com isso chamamos a madeira de material isolante. Uma forma de quebrar essa característica é submetê-la a um Campo Elétrico de alta intensidade durante determinado tempo.

O vinagre fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior. Neste caso particular, o meio será ácido, devido à grande concentração de ácido acético do vinagre. A este tipo de solução se dá o nome de solução condutora.

O cloreto de sódio é um composto iônico que, dissolvido em água, sofre dissociação iônica, formando uma so- lução eletrólica (conduz corrente elétrica). A sacarose apenas se dissolve formando uma solução molecular, não-eletrólica, portanto não conduz corrente elétrica.

Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade. A cobertura de plástico que rodeia os fios é um isolante elétrico. Sua utilidade é evitar que o ser humano receba um choque elétrico.

Esses diferentes tipos de condutividade são utilizados para explicar uma grande quantidade de fenômenos de transporte e dependem de fatores como a diferença de temperatura, a diferença de potencial elétrico e a diferença de concentração entre diferentes pontos do meio material, respectivamente.

A condutividade de uma solução eletrolítica depende, naturalmente, da concentração da solução. Uma solução que não tenha nenhum íon não conduz eletricidade. A água pura tem íons e, portanto tem uma certa condutividade, que é pequena. Quando eletrólitos são adicionados, a condutividade naturalmente aumenta.