Por que alguns homens têm mais pelos que outros?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O crescimento deles está relacionado diretamente com um hormônio chamado andrógeno, que é presente em maior quantidade no gênero masculino. Ou seja, é um dos motivos da existência do pelos em maior quantidade nos homens.

Por que alguns homens simplesmente não têm pelos? São vários os fatores que podem ocasionar a falta de pelos ou barbas muito ralas no rosto dos homens. Entre eles, podemos citar a genética, idade, alopecia, etnia e os baixos níveis de testosterona como alguns dos principais.

Normalmente, há uma combinação dos seguintes tratamentos:

  1. tratamento estético: depilação a laser para diminuir a quantidade e pelos,
  2. tratamento hormonal: indicado para doenças que causam desequilíbrios hormonais,
  3. mudança de hábitos: dieta balanceada e atividade física para pacientes com sobrepeso.

Costas e peito
Os fios ajudam a reter umidade e aumentam a quantidade de suor, levando ao acúmulo de oleosidade na pele. A retirada dos pelos facilita a higiene do homem e também ajuda a mostrar os belos músculos que ele passou horas na academia para esculpir.

O hormônio pode aumentar os comportamentos competitivos e a assertividade, o que tem um impacto positivo no mercado de trabalho. Níveis mais altos de testosterona podem ajudar homens desempregados a encontrar trabalho e homens empregados a mantê-lo.

testosterona

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Ela é produzida no corpo preferencialmente nos testículos e é responsável por diversas funções no organismo, como: Desejo sexual (libido).

Ação da testosterona pode causar calvície nos homens
Esse hormônio, por meio do seu componente ativo di-hidrotestosterona, se liga nos receptores do folículo capilar e promove um afinamento dos fios”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Além de afinar os fios, a testosterona também atrofia os bulbos capilares.

Os pelos pubianos surgem no momento de amadurecimento sexual da menina e têm a função de proteger a entrada da vagina contra a invasão de microrganismos. Além disso, protegem a região do atrito com as roupas e durante as relações sexuais.

Causa hormonal.
Muitas vezes, a condição está ligada a altos níveis de hormônios masculinos. É normal que os ovários produza esses hormônios. Níveis normais não causam o excesso de crescimento do pelo. Níveis muito altos podem causar hirsutismo e outras coisas, como acne, oleosidade ou uma voz mais grave.

Reduz atrito
Algumas fontes até se referem aos pelos pubianos como um “lubrificante seco”. Isso porque é mais fácil esfregar cabelo contra cabelo do que esfregar pele contra pele. Além disso, os pelos pubianos também podem manter os genitais aquecidos, o que é um fator importante na excitação sexual.

Os pelos têm 3 funções básicas em nosso corpo: protetora, sensitiva e termorreguladora, afirma Mitsue Mary Ávila Watanabe, professora do Curso a Distância CPT Depilação Feminina e Masculina. Além dessas, os pelos exercem uma função estética muito importante.

Como os homens possuem mais testosterona que as mulheres, é natural então que seus pelos apareçam em maior quantidade e em regiões como peito, orelhas e rosto, lugares do corpo feminino normalmente livres de cabelos.

Um levantamento feito pela revista norte-americana Men's Health revela que… não. Os homens não devem depilar-se.

Entre os métodos, há a raspagem; a depilação com cera ou cremes depilatórios; a utilização de pinças; e eletrólise e depilação com laser, sendo estas últimas técnicas mais duradouras para evitar o surgimento de pelos. A escolha do método pode ser discutida com o médico dermatologista.