Por que alguns homens não tem barba?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

5 Motivos porque não tenho Barba

  1. Genética. A espessura do pelo da sua barba é determinado principalmente pela sua genética. ...
  2. Idade. Os homens muitas vezes experienciam o aumento de pêlos faciais até cerca de 30 anos de idade. ...
  3. Etnia. ...
  4. Alopecia areata. ...
  5. Baixos níveis de testosterona.

Em outras palavras: barbas. Apesar disso, os homens que não conseguem exibir uma barba cheia não devem pensar que estão com alguma falta no departamento da testosterona. Na verdade, um homem pode ter muita testosterona no organismo, mas não vai conseguir se unir ao grupo dos barbudos se ela não for convertida em DHT.

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família.

Sim, é possível, nem todos os homens têm pelos faciais. A razão mais comum a genética. Alguns homens que têm problemas de crescimento de pelos faciais, estão a recorrer ao implante de pelos no rosto.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

testosterona

É ainda durante a puberdade, que os hormônios dos rapazes começam a agir. O hormônio que é responsável pela barba é a testosterona, que dá aquela forcinha para os pelos começarem a crescer mais grossos e escuros.

01) BARBA POR FAZER – 39% dos votos
Disparado na primeira colocação, medalha de ouro, nós temos a Barba por Fazer, a Favorita, o Estilo de Barba que mais atrai o público feminino, eita!

Depende da pessoa, mas acho que prefiro com barba. Fica mais bonito e com uma imagem mais adulta” – Isabela Machado, 30 anos, psicóloga. Não à toa percebemos que boa parte dos grandes pensadores, cientistas, líderes e pesquisadores ostentam ou ostentaram barba ao longo de sua vida.

Ação da testosterona pode causar calvície nos homens
Esse hormônio, por meio do seu componente ativo di-hidrotestosterona, se liga nos receptores do folículo capilar e promove um afinamento dos fios”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Além de afinar os fios, a testosterona também atrofia os bulbos capilares.

O filho transgênero de Gretchen contou que ingere cerca de quatro comprimidos, além de testosterona, vitaminas e um outro para crescer a barba.

15 anos de idade

Em geral, o pelos da barba costumam aparecer por volta dos 15 anos de idade, e o seu ápice ocorre entre os 30 e 40 anos.

A pouca quantidade de pelos pode estar ligada à genética, doenças autoimunes ou mesmo aos quadros de foliculite. Quando o caso não tem cura a alternativa é assumir as falhas sem medo ou disfarçá-las. Já quando reversível existem maneiras de estimular o crescimento dos fios.

Uma das principais causas da rugosidade na barba, da falta de brilho e do mal cheiro é a falta de nutrientes. Sem eles, a barba pode ficar falhada, os pelos podem quebrar e, consequentemente, ficarem ásperos e feios. Além da aparência não ficar legal, o toque e o cheiro também ficam desagradáveis.

Um estudo da Universidade de Southern Queensland, na Austrália, concluiu que a barba possui o benefício de proteger contra alergias, tosse e ainda age como um protetor solar natural.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

A testosterona no homem e na barba
A testosterona é o hormônio que favorece a maior parte das características masculinas. Ele ajuda a desenvolver a musculatura, as cordas vocais que deixam a voz mais grave, e principalmente o crescimento de pelos.

O crescimento deles está relacionado diretamente com um hormônio chamado andrógeno, que é presente em maior quantidade no gênero masculino. Ou seja, é um dos motivos da existência do pelos em maior quantidade nos homens.

Uma das medidas mais difícil, porque muito simbólica, foi mudar a aparência dos nobres russos. A barba representava o poder. Maior o apêndice piloso, maior a importância. Isto não era uma particularidade russa: asiáticos e europeus também passaram por esta transformação.

Segundo especialistas, a ação dos hormônios que definem a pelagem nessas pessoas é diferente da nossa. Nos índios os hormônios que induzem a produção de pelos é menor no corpo e maior no couro cabeludo.

Japoneses, coreanos e chineses são descendentes de povos que viveram na Sibéria. Japoneses, coreanos e chineses possuem uma camada de gordura embaixo na pálpebra que faz com que esse pedaço de pele se projete para a fora.